Problema

Oi… sou iniciante em java e até agora sempre fiz meus “programas” sem problemas… tinha o J2SDK 1.4.2 instalado.

Agora comecei a brincar com GUI e não estou conseguindo compilar nada…
tentei instalar o J2EE SDK 1.4.02 mais nao resolveu…

alquem ai pode me ajudar ?
Obrigado.

E ai meu!

No começo GUI é um pouquinho complicado. Imagino que não tem nada a ver com a versão.

Coloca teu código aí pra nós ver o que tem de errado.

Falou

O codigo esta correto…
desenvolvi ele no computador da faculdade e apenas trouxe ele para casa…
na faculdade compilava certinho… aqui nao compila

entao pelo menos coloca o erro que está aparecendo! Ajuda né…;D

Se tu colocar alguma informação, realmente ajuda!

Mesmo sem saber o que está acontecendo vou tentar ajudar.
Deleta o .class e tenta compilar o .java no TEU computador, se for problema de versão roda.

Ai vai o erro… eu acho q o problema pode estar na instalação desses SDK ai… ainda nao sei direitopra que serve cada um…

init: deps-jar: Compiling 2 source files to D:\java\ProgramacaoJava\build\classes D:\java\ProgramacaoJava\src\Menu.java:32: package org.netbeans.lib.awtextra does not exist getContentPane().setLayout(new org.netbeans.lib.awtextra.AbsoluteLayout()); D:\java\ProgramacaoJava\src\Menu.java:42: package org.netbeans.lib.awtextra does not exist getContentPane().add(jButton1, new org.netbeans.lib.awtextra.AbsoluteConstraints(20, 50, 110, -1)); D:\java\ProgramacaoJava\src\Menu.java:51: package org.netbeans.lib.awtextra does not exist getContentPane().add(jButton2, new org.netbeans.lib.awtextra.AbsoluteConstraints(20, 80, 110, -1)); D:\java\ProgramacaoJava\src\Menu.java:60: package org.netbeans.lib.awtextra does not exist getContentPane().add(jButton3, new org.netbeans.lib.awtextra.AbsoluteConstraints(20, 110, 110, -1)); D:\java\ProgramacaoJava\src\Menu.java:69: package org.netbeans.lib.awtextra does not exist getContentPane().add(jButton4, new org.netbeans.lib.awtextra.AbsoluteConstraints(20, 140, 110, -1)); D:\java\ProgramacaoJava\src\Menu.java:73: package org.netbeans.lib.awtextra does not exist getContentPane().add(jLabel1, new org.netbeans.lib.awtextra.AbsoluteConstraints(60, 20, -1, -1)); D:\java\ProgramacaoJava\src\Menu.java:82: package org.netbeans.lib.awtextra does not exist getContentPane().add(jButton5, new org.netbeans.lib.awtextra.AbsoluteConstraints(20, 170, 110, -1)); 7 errors BUILD FAILED (total time: 29 seconds)

Na faculdade tu deve ter feito no netbeans, quando tenta compilar ele esta pedindo as libs do netbeans.

Mais precisamente o conflito está sendo no AbsoluteLayout que é um layout que só o netbeans usa.

Para substituí-lo tu pode usar o “this.setLayout(null);” setando o layout para nulo e usando “componente.setBounds( x, y, z, w )” para organizar os componentes na tela.

porém em casa também estou usando o netBeans…
será q o netBeans em minha casa nao está instalado corretamente ?
obrigado.

Bah… agora eu não sei o que é então!

Acho que não é problema com instalação, o netbeans nem plugin tem (rarissimos). Mas não custa tentar instalar de novo.E nem é bom usar esse absolutelayout, troca pra nulllayout que funciona igual.

Se tu ta aprendendo seria bom nem usar o netbeans, ele faz tudo, o cara acaba não aprendendo. Uma IDE boa pra quem está iniciando no java é o JCreator ou TextPad, os dois são bem simples e muito uteis. Eu prefiro o TextPad, e tem muita coisa que eu faço nele, por ser rapido e eficiente (Ctrl + 1 compila e Ctrl + 2 roda)

O melhor é tu fazer os codigos na mão, o que tu não souber ou não entender posta aqui, todo mundo ajuda (esse é o objetivo).

Falou então!

Obrigado pela ajuda… e com certeza vou seguir seus conselhos…

agora aproveitando o tópico…
para compilar os programas e talz basta ter o J2SDk ?

eu também instalei o J2EE já q nao sabia a funcionalidade de cada um.

Obrigado.

Dá uma olhada na configuração do CLASSPATH no netbeans, provavelmente você mudou de versão depois de ter instalado o netbeans e os caminhos mudaram. Ou então reinstala mesmo p/ ver se ele captura sozinho.