problemaÇo com jdbc oracle 10g!

8 respostas
S

Bom Dia Pessoal!!!

Já pesquisei em tudo quanto é site para fazer a conexão ao oracle 10g 10.0.2.3 (utilizando JDBC ojdbc14.jar) e o mais importante é que precisa ser via tnsnames.ora pois o cliente tem uma forma de conexão diferenciada e a solução que é passada, apesar de vairar um pouco nunca foge do seguinte código:

System.setProperty(oracle.net.tns_admin, “”);

OracleDataSource ods = new OracleDataSource();

ods.setTNSEntryName("");

ods.setUser("");

ods.setPassword("");

ods.setDriverType(thin);

conn = ods.getConnection();

porém esse código me gera uma SQLException:
java.sql.SQLException: Exceção de E/S: SO Exception was generated

que não consigo solver!!! minha cabeça está a prêmio aqui!!!

Se alguém de alguma forma passou por esse problema e conseguiu resolver eu vou agradecer por gerações!

Muito Obrigado já de antemão!!

8 Respostas

marciosantri

Tem que usar o tnsnames.ora?

marciosantri

Tente utilizar a OCI ao invés de utilizar o thin.

Class.forName("oracle.jdbc.driver.OracleDriver"); Connection conn = DriverManager.getConnection("jdbc:oracle:oci8:@aliastns", "usuario", "senha");

Aqui estamos tentando deixar de lado o tnsnames.ora por causa do Oracle XE (o client do Oracle XE não vem com este arquivo). Além do mais, quando se usa o thin não é necessário instalar o client do Oracle. Vale a pena verificar este detalhe…
Fiz os testes aqui com o tns e foi perfeito!

S

Muito obrigado pela resposta!

Estou com esse problema de ter de instalar o Client no servidor de produção para utilizar oci, é uma tremenda burocracia e um custo emocional muito alto comparado ao thin que vai encapsulado no pacote.

Me desculpe a ignorância mas em sua ultima resposta você diz que rodou perfeitamente com o tns. O seu não acouso o problema que eu citei?

J

Você tem certeza que possui a versão correta do ojdbc14.jar para o Oracle 10g ??

marciosantri

salnet01:
Muito obrigado pela resposta!

Estou com esse problema de ter de instalar o Client no servidor de produção para utilizar oci, é uma tremenda burocracia e um custo emocional muito alto comparado ao thin que vai encapsulado no pacote.

Me desculpe a ignorância mas em sua ultima resposta você diz que rodou perfeitamente com o tns. O seu não acouso o problema que eu citei?

Criei a conexão exatamente como no exemplo que lhe envie (claro, usuário e senha distintos) e funcionou perfeitamente.

marciosantri

Achei esse site. Talvez ajude…

http://www.samspublishing.com/articles/article.asp?p=26251&seqNum=3&rl=1

R

Aproveitando tópico…

Como posso carregar os nomes dos bancos de dados do arquivo tnsnames.ora?

É possível?

marciosantri

RicardoLuis:
Aproveitando tópico…

Como posso carregar os nomes dos bancos de dados do arquivo tnsnames.ora?

É possível?

A única maneira que consegui fazer isto foi lendo o próprio arquivo tnsnames.ora dentro de ORACLE_HOME/network/admin.

Criado 7 de maio de 2007
Ultima resposta 7 de mai. de 2007
Respostas 8
Participantes 4