Problemão: Sequencia de Fourier

5 respostas
A

Pessoal, sou nova por aqui e estou com um problemão…
O professor passou um exercicio super avançado e não sei nem por onde começar.
É uma série e preciso só de um direcionamento para continuar…

Escreva um programa em Java que calcule e armazene em um vetor os 100 primeiros termos da Série de Fourier.

A Série de Fourier é uma série numérica que inicia com os valores 1 e 1. A partir do terceiro termo da série, calcula-se seu valor como sendo a soma dos dois últimos termos. Assim, a série é 1, 1, 2, 3, 5, 8, etc.

O programa deve, então, pedir ao usuário que indique um termo pelo seu índice. O valor do termo deve então ser exibido ao usuário. A seguir, o programa deve perguntar novamente ao usuário por um índice de termo da série. Para encerrar o programa, o usuário deve fornecer um índice fora do intervalo de termos calculado.

Faça o tratamento de exceções.

(Bom, ele disse que é sequencia de fourrier. Para mim lembra muito Fibonacci!!!)

5 Respostas

A

Possivelmente ele trocou o nome para vocês não pegarem o programa pronto na net…
(Deve ser complicador para o professor escolher quais trabalhos passar para os alunos hoje em dia).

Enfim, qual é exatamente sua dúvida? O que já fez?

Hebert_Coelho

AbelBueno:
Possivelmente ele trocou o nome para vocês não pegarem o programa pronto na net…
(Deve ser complicador para o professor escolher quais trabalhos passar para os alunos hoje em dia).

Enfim, qual é exatamente sua dúvida? O que já fez?

+1

Esse aí é o bom e velho Fibonacci.

Coloca seu código aí. Oq vc já fez e o erro que você está tendo.

[=

E

Obviamente o professor confundiu os nomes - confundiu um italiano com um francês, mas tudo bem.

De qualquer forma, a fórmula fechada para a sequência de Fibonacci (que provavelmente não é o que o professor quer, ha ha ha - seu professor quer que vá calculando os números de Fibonacci em ordem sequencial) é:

onde phi é:

e psi é:

A

Bom pessoal… que já fiz isso aqui… mais tenho quase certesa que não tá certo…

public void Fourrier { 
   int a=0
   int b=1
   int c=1

int num.Integer.parseInt (JOptiomPane.showInputDialog(" Digite um indice de 1 a 100 ou fora desse intervalo para sair")
     int num= newScanner(System.in) next int().

if(num==100); 
                                  for(int i=1; i>=num; i++)
{
                     b=a;
                     a=a+b;
                     b=c;
                       system.out.println( " o termo é: " +num);
}
andbecker

sem o tratamento de exceções fica mais ou menos assim:

Criado 8 de junho de 2012
Ultima resposta 9 de jun. de 2012