Agora começando aprender o Oracle, acabei de instalar Oracle XE 10g no linux Ubuntu e cliquei para acessar e não consegui acessar, apareceu caixa de dialogo e diz… veja em baixo
Operation failed. jsnpereira is not a member of 'dba' group.
O que está acontecendo esse problemas, qual os passos de configuração?
tenho aqui ubuntu 8.10 como base pra te dar essa dica…
vá em Sistema --> Administração --> Usuários e Grupos.
Provavelmente existirá um grupo com um usuário que foi usado na instalação do Oracle. Meu palpite é que esse seu usuário jsnpereira precisa se adicionado neste mesmo grupo.
jsnpereira
ADEMILTON:
tenho aqui ubuntu 8.10 como base pra te dar essa dica…
vá em Sistema --> Administração --> Usuários e Grupos.
Provavelmente existirá um grupo com um usuário que foi usado na instalação do Oracle. Meu palpite é que esse seu usuário jsnpereira precisa se adicionado neste mesmo grupo.
Fiz a configuração corretamente que você diz e depois cliquei “Iniciar o Banco de Dados” e não abre nenhum janela… estou meio estranho?
Tem alguns tipo problemas?
A
ADEMILTON
Experimenta dar uma olhada na documentação do banco… deve ter os procedimentos pra startar o banco via linha de comando. A partir daí, se ocorrerem erros acho que vai ter pistas mais claras.
jsnpereira
Desculpe! eu não entendo direito que você falou… me explique as detalhes os passos de configuração… obrigado!!
A
ADEMILTON
Desculpe não te ajudar além disso… não usei ainda o XE 10g. Uso o mesmo ubuntu que você, mas meu Oracle é 11g Enterprise.