Bom dia galera, sou novo aqui no PJ, e em java tambem, estive lendo os tutoriais de instalação de java e fiz tudo conforme descrito.
No cmd ao digitar java, aparece tudo conforme o tutorial, só que quando eu digito javac nomedoarquivo.java ele da um erro, error cannot read nomedoarquivo.java
Tenh instalado Java Studio Creator, netbeans 5.0 e o jdk1.5.0, gostaria de saber qual o problema, se o arquivo.java deve estar salvo em alguma pasta especifica, ou não… Quem poder me ajudar, já refiz diversos tutoriais de instalação e continua assim…
Olá.
Você configurou as variáveis de ambiente?
São 3:
path,classpath e javahome
P
pdioniziofilhoPJ
vc esta colocando o nome do arquivo exatamente como ele se chama, diferenciando maiusculas de minusculas? esse .java que vc esta tentando acessar foi feito no netbeans?
faca um teste por favor …
crie uma pasta com qualquer nome… por exemplo Teste…
dentro dessa pasta crie um arquivo txt e depois renomeia ele pra .java…
dentro desse .java novo faca o basico como :
salve seu arquivo como Main.java… lembrando que o nome do arquivo a ser salvo tem que ser o mesmo nome de sua classe…
no cmd vc entra na sua pasta Teste e digita javac main.java … se gerar o arquivo .class em sua pasta Teste tudo esta certo… ai so digite java Main que aparecera teste …
H
HericksnakePJ
O Java não deve estar com o Path do Windows setado.
Com certeza agora dá certo.
Avisa aí se conseguir arrumar.
P
pdioniziofilhoPJ
todos .java que fiz no netbeans ao tentar compilar manualmente com javac nao funcionam… o netbeans gera um monte de codigos que geralmente (nao sei se sempre) nao podem ser compilados “manualmente” …
J
jaozeraPJ
Ah sim claro, erro idiota meu, foi erro que eu nao me toquei… :S esqueci de acessar a pasta… E pdioniziofilho o arquivo teria q ser Main.java, q deve ter public class Main ou se salvar como teste deve ser public class Teste…
Estou certo???
R
rodolfocoutinhoPJ
Se vc salvar com o nome teste (t minúsculo), sua classe deve começar com t minúsculo.
O nome do arquivo deve ser idêntico ao nome da classe.
P
pdioniziofilhoPJ
perfeito, o nome que vc colocar deve ser identico ao da classe como o amigo acima disse…