Problemas ao criar servlets no lomboz

Salve galera do guj!!!

Eu instalei a versão 3.0 do eclipse e instalei o lomboz 3.0, e configurei de acordo com a url http://www.objectlearn.com/support/docs/index.jsp. Na instalação fiquei em dúvida na definição de classpath de cliente, servidor e de projeto, pois nesse tutorial fala sobre o jboss e eu tenho o tomcat 4.0.2 e quando eu vou criar um servlet aparece esta mensagem " Servlet API is not on the build path add it to build path first". Acho que tem relação direta com a configuração destas variáveis. Afinal quais são estas variáveis que devo configurar? Estava precisando que alguém me ajudasse a resolver este problema.

Agradeço a todos que me ajudarem. :oops: :cry: :bad-words:

E ae mcsous…

Seguinte, após instalado o Lomboz, tudo funcionando correto, eclipse no ar, você deve criar um projeto e a partir daí adicionar um Web Module a esse seu projeto.

Feito isso, todos os Jar’s necessários para a tua aplicação funcionar corretamente, estarão ali disponíveis.

help novamente!!!

sim, mas quais são as variáveis ou os arquivos jars que eu tenho que adicionar na configuração do tomcat???

[quote=“mcsous”]help novamente!!!

sim, mas quais são as variáveis ou os arquivos jars que eu tenho que adicionar na configuração do tomcat???[/quote]

E ae mcsous…

Seguinte: tu estás com o plugin configurado corretamente no Eclipse? Se estiveres, basta criar um projeto novo e adicionar o WebModule nele.

Quando você cria um web module vc tem que adicionar um servidor, vc configura o servidor e ao adicioná-lo o lomboz adiciona os jars do servidor no seu projeto (inclusive o servlet.jar)

Sim o lomboz está funcionando, mas a parte de servidor ainda não consegui configurar, pois no site do lomboz demonstra apenas a configuração do servidor para jboss, não lembro, aí na configuração do lomboz na parte de servidor é que eu não sei configurar, porque não sei quais as definições de classpath de cliente, servidor e de projeto, por isto que não dá para criar o servlet!!!

Até mais!

Seguinte, quando você for escolher atribuir o WebModule, junto na mesma tela existe uma “tab” onde você define o Servidor. Ali tem uma lista dos mais diversos servidores.

Quanto a configuração do mesmo, você não precisa se preocupar se o mesmo já estiver instalado no teu SO.

É só escolher na lista e pronto.

Espero ter ajudado.

Salve novamente!!!

é o seguinte estou com dúvidas quanto a configuração do servidor no lomboz em (no eclipse window>preferences>lomboz>server definitions) as classpath de Servidor, cliente e projeto para o Tomcat 4.0.2. É este o problema!!!

Acho que agora vocês entendem!!! :cry:

É tão engraçado quando um plugin traz mais dor de cabeça do que facilidades :slight_smile:

Ja cogitou em fazer na mão? Nada contra plugins mas é importante saber como se faz na mão pra depois ter uma boa noção de como funciona o plugin, o que ele faz e o que ele precisa. Afinal ele precisa de tudo que você precisou quando fez na mão.

(Me lembro agora em um processo seletivo procurando profissionais que soubessem struts e de 10 negos nenhum sabia como implementar um servlet na mão e só metade +/- sabia qual era o lifecycle de um servlet.)

Olá

O texto abaixo é o conteúdo de um server para o Lomboz está
configurado para o Tomcat 5.027. Este arquivo deverá ficar no
diretório de plugins do eclipse mais precisamente dentro do
diretório do Lomboz onde ficam as configurações de servidor
de aplicações. Dentro do texto abaixo tem também as JARs que
devem ser incluídas para o TOMCAT.
Eu dei o nome do arquivo tomcat5027.server. Os arquivos
com a extensão server aparecem na parte de configuração do
Lomboz dentro do Eclipse.
Este arquivo no meu que é windows fica no diretório:
C:eclipsepluginscom.objectlearn.jdt.j2ee_3.0.1servers
Você deve ter algo parecido em sua máquina.

A idéia é o seguinte copie tudo a partir <serverDefinition
abaixo e salve conforme expliquei acima.
Então abra novamente o Eclipse e você terá um servidor para
o TOMCAT todo configurado. Outra idéia é que eu instalei o TOMCAT sem alterar nada, ou seja, diretório padrão e tudo mais.

Espero tê-lo ajudado. :wink:
Até mais.
Fabrício Luis
http://www.ce3po.com

&lt;serverDefinition 
	 name=&quot;Apache Tomcat v5.0.27&quot;
	 ejbModules=&quot;true&quot;
	 webModules=&quot;true&quot;
	 earModules=&quot;false&quot;&gt;
&lt;property id=&quot;serverRootDirectory&quot;
	label=&quot;Application Server Directory&#58;&quot;
	type=&quot;directory&quot;
	default=&quot;C&#58;/Arquivos de programas/Apache Software Foundation/Tomcat 5.0&quot; /&gt;
&lt;property id=&quot;serverAddress&quot;
	label=&quot;Address&#58;&quot;
	type=&quot;string&quot;
	default=&quot;127.0.0.1&quot; /&gt;
&lt;property id=&quot;serverPort&quot;
	label=&quot;Port&#58;&quot;
	type=&quot;string&quot;
	default=&quot;8080&quot; /&gt;
&lt;property id=&quot;classPathVariableName&quot;
	label=&quot;Classpath Variable Name&#58;&quot;
	type=&quot;string&quot;
	default=&quot;TOMCAT_HOME&quot; /&gt;
&lt;property id=&quot;classPath&quot;
	label=&quot;Classpath Variable&#58;&quot;
	type=&quot;directory&quot;
	default=&quot;C&#58;/Arquivos de programas/Apache Software Foundation/Tomcat 5.0&quot; /&gt;
&lt;serverHome&gt;$&#123;serverRootDirectory&#125;&lt;/serverHome&gt;
&lt;webModulesDeployDirectory&gt;$&#123;serverRootDirectory&#125;/webapps&lt;/webModulesDeployDirectory&gt;
&lt;ejbModulesDeployDirectory&gt;NOTSUPPORTED&lt;/ejbModulesDeployDirectory&gt;
&lt;earModulesDeployDirectory&gt;NOTSUPPORTED&lt;/earModulesDeployDirectory&gt;
&lt;jndiInitialContextFactory&gt;NOTSUPPORTED&lt;/jndiInitialContextFactory&gt;
&lt;jndiProviderUrl&gt;NOTSUPPORTED&lt;/jndiProviderUrl&gt;
&lt;startClass&gt;org.apache.catalina.startup.Bootstrap&lt;/startClass&gt;
&lt;startWorkingDirectory&gt;$&#123;serverRootDirectory&#125;/bin&lt;/startWorkingDirectory&gt;
&lt;startVmParameters&gt;-DJAVA_HOME=&quot;$&#123;jrePath&#125;&quot; 
	-Dcatalina.base=&quot;$&#123;serverRootDirectory&#125;&quot; 
	-Dcatalina.home=&quot;$&#123;serverRootDirectory&#125;&quot; 
	-Djava.io.tmpdir=&quot;$&#123;serverRootDirectory&#125;/temp&quot; 
	-Djava.endorsed.dirs=&quot;$&#123;serverRootDirectory&#125;/common/endorsed&quot;&lt;/startVmParameters&gt;
&lt;startProgramArguments&gt;start&lt;/startProgramArguments&gt;
&lt;stopClass&gt;org.apache.catalina.startup.Bootstrap&lt;/stopClass&gt;
&lt;stopWorkingDirectory&gt;$&#123;serverRootDirectory&#125;/bin&lt;/stopWorkingDirectory&gt;
&lt;stopVmParameters&gt;-DJAVA_HOME=&quot;$&#123;jrePath&#125;&quot; 
	-Dcatalina.base=&quot;$&#123;serverRootDirectory&#125;&quot; 
	-Dcatalina.home=&quot;$&#123;serverRootDirectory&#125;&quot; 
	-Djava.io.tmpdir=&quot;$&#123;serverRootDirectory&#125;/temp&quot; 
	-Djava.endorsed.dirs=&quot;$&#123;serverRootDirectory&#125;/common/endorsed&quot; &lt;/stopVmParameters&gt;
&lt;stopProgramArguments&gt;stop&lt;/stopProgramArguments&gt;
&lt;serverClassPath&gt;
	&lt;jar type=&quot;variable&quot;&gt;JDK_TOOLS&lt;/jar&gt;
	&lt;jar type=&quot;variable&quot;&gt;$&#123;classPathVariableName&#125;/bin/bootstrap.jar&lt;/jar&gt;
&lt;/serverClassPath&gt;
&lt;clientClassPath&gt;
&lt;/clientClassPath&gt;
&lt;projectClassPath&gt;
	&lt;jar type=&quot;variable&quot;&gt;JDK_TOOLS&lt;/jar&gt;
	&lt;jar type=&quot;variable&quot;&gt;$&#123;classPathVariableName&#125;/bin/bootstrap.jar&lt;/jar&gt;
	&lt;jar type=&quot;variable&quot;&gt;$&#123;classPathVariableName&#125;/common/lib/servlet-api.jar&lt;/jar&gt;
	&lt;jar type=&quot;variable&quot;&gt;$&#123;classPathVariableName&#125;/common/lib/jsp-api.jar&lt;/jar&gt;
&lt;/projectClassPath&gt;
&lt;/serverDefinition&gt;

Salve ce3po!!!

Caraca vei, beleza resolveu meu problema!!! Cara muito obrigado mesmo, valeu!!! Precisando tambem pode contar comigo!!! Tava quebrando a cachola a muito tempo!!!

Abraços!!!
Valeu@!!! :wink: :smiley: :lol: