Problemas ao estudar para o SCJP

3 respostas
S

Pessoal eu estou estudando para o SCJP, e notei muitas coisas que eu não via antes, vou descrever abaixo:
[list]1[/list]-A minha namorada ja esta bem triste da vida a mais de 1 mes que não le dou um abraço, nunca tive mais tempo para ela , estou sempre que possivel e sempre que impossivel a estudar :slight_smile: :? :frowning: até tem dias que os meus olhos não abrem de tanto sono durante todo o dia, pois acordo a 4 :30 para ir no serviço e então fica complicado estudar e ter tempo para outras coisas.
[list]2[/list]-os meus amigos principalmente os colegas da fau que tem duvidas e querem um help para estudar para algumas provas de programação estão a reclamar porque eu nunca mais les ajudei em coisas do genero, o pouco tempo que eu tenho depois de sair do serviço aproveito e meto a cara nos livros.
[list]3[/list]-ja não investigo mais linux e oracle a quase 1 mês, os meus esforços estão no SCJP.
[list]4[/list]-e notei que os caras que tem o SCJP merecem o meu parabens ( e mesmo eu vou merecer um parabens daqui a no maximo 4 meses , se deus quiser :slight_smile: )
[list]5[/list]-os caras da SUN são mesmo super-hiper inteligentes o SCJP obriga mesmo a pessoa a aprender quase ( senão todos ) todos recursos mais importantes de java, e se tentar decorar será dinheiro gasto em vão porque o chumbo será sem duvidas, então a dica é mesmo aprender a fundo e entender os porques dos porques.
[list]7[/list]-notei que a principio o meu objectivo principal era estudar o mais rapido possivel para ser SCJP logo logo, mas agora fui ganhando mais entusiasmo em aprender a fundo a base da linguagem, e o meu objectivo mudou muito a pressa acabou e me concentro mais em aprender a fundo sem olhar para o relogio e o tempo :slight_smile: .
[list]8[/list]- notei que muitos programadores em java até eu a alguns meses atrás se preocupavam muito em fazer as coisas funcionar mesmo sem seguir regras orientadas a objecto e etc. mas agora me preocupo em aprender a regra pois notei que estudar para SCJP nos disciplina muito mesmo, os nossos codigos passam a ser padronizados e regrados.
[list]9[/list]- notei que muita gente até eu antigamente que vem doutras linguagens de programação e não só se bazeam em programar no java mas sem programar orientado a objectos, pensando apenas logo no codigo funcional.
[list]10[/list]-e notei que quem faz o SCJP não sai por ai como um expert em fazer aplicações comerciais em java, mas sim aprende a base mais importante para entender todo o codigo java que le aparecer a frente, porque o SCJP nem engloba base de dados , nem swing
[list]11[/list]-notei que o meu esforço não sera em vão :slight_smile: pois na hora certa vou passar no exame, e os problemas com a namorada e os amigos só vao piorar, pois vou querer me concentrar nos outro sobjectivos como o OCA e o LPI, e para posteriormente voltar a fazer outras certificações de java mais avançadas.
[list]12[/list]- e por fim notei que NO PAIN NO GAIN, sem sacrificio não se tem granho (ou não se atinge grandes objectivos) :slight_smile:

gostaria que os que são SCJP e os que estão a estudar postassem neste topico seguindo o raciocinio identico ao meu , pois a experiecia dos que são SCJP e dos que estão a estudar para ser pode ajudar todos os que estão a estudar para o SCJP.
e estas palavras foram tipo um pequeno desabafo com a comunidade porque eu me sinto como se estivesse entre irmãos no GUJ :slight_smile:

3 Respostas

Diabo_Loiro

eai! é vc ta meio carentão rs, zueira…

realmente estudar para scjp é bem puchado e as vezes as pessoas ao seu redor não entendem o quanto é puchado e pensa que vc é biruta ou esta de sacanagem,porem so vai piorar auhauhauh quando voce conseguir tirar ja vai estar estudando para scwcd ou scjd por que tu vai ver que tu n para de crescer como profissional e aprender realmente as coisas.

tem gente que fala que certificação não diz nada e acho que são ridiculos as pessoas que falão isso,certificaçao e uma motivação para aprender pois são raros os caras que vão estudar o que não é nescessario, á toa.

xD t+

Roger75

SCJP é só uma prova, acho que você está exagerando nos estudos… a não ser que queira tirar 100% de score. Acredito eu que tudo o que você faz deve ser balanceado, não deve ficar obcecado nessa idéia de que SCJP é tudo na sua vida. Dê atenção à sua namorada, pois você pode perdê-la, e só por causa de uma certificação? Acho que não compensa… E continue ajudando seus amigos, pois manter a rede de contatos é muito importante (talvez mais até do que ter milhares de certificações).
Depois que tirar a SCJP vai sempre querer tirar outras certificações, e isso é um processo que não acaba nunca, pois em Tecnologia da Informação a quantidade de coisas para estudar aumenta exponencialmente. Deste modo, acho que deve buscar um modo de conciliar suas atividades profissionais e pessoais, buscando êxito em ambos.
E o mercado aí na África, está bom para quem sabe Java?

S

O mercado aqui na Africa em particular no meu pais (Angola ) , nao é tão bom nem tão mal, é engraçado, mas normalmente programadores trabalham em empresas de desenvolvimento de software, e aqui no meu pais acho que não tem e se tem exportão tudo e se tem alguma que desenvolvem aqui mesmo deve ser no máximo 2 ou 3. resumindo o mercado é um pouco ruim. :frowning: eu estou a aprender é mais mesmo por gosto e vontade.
e quanto ao que disseste tens toda a razão eu devo equilibrar as coisas o que é muito deficil, mas devo equilibrar as coisas, devo arranjar um pouco de tempo para tudo. Mas aqui no meu páis a vida não é facil para quem tem conhecimento , agora imagina para quem não tem, por isso eu me esforço muito.
Mas ja agora a mesma pergunta. como ves o mercado ai para programadores, dba, e os administradores em linux??? será que é preciso ser SCJP, OCA e LPI??

Criado 20 de dezembro de 2009
Ultima resposta 21 de dez. de 2009
Respostas 3
Participantes 3