Problemas ao executar aplicação por linha de comando

4 respostas
jks1903

Pessoal, não costumo trabalhar com aplicações que rodam apenas via prompt de comando, mas consegui compilar uma aplicação via linha de comando, com o javac.

Porém, agora estou tentando executar a mesma e não consigo, pois sempre ocorre erro informando que não foi possível localizar a classe principal.

Essa aplicação possui uma package chamada “altasposto”, e dentro dessa há uma classe de nome AltasPosto, a qual possui o método main (public static void main (String args[])).

Verifiquei o diretório src, onde estava o .java e após compilar o mesmo, foi criado o .CLASS

Acredito que esteja tudo ok até ai.

Então, quando tento executar a aplicação com: “java altasposto.AltasPosto” ocorre o erro informando que não foi possível localizar a classe principal.

Estou tentando executar a aplicação apartir do diretório src, que é o diretório pai da pasta “altasposto”.

Poderiam me informar o que estou fazendo de errado?

Obrigado.

4 Respostas

jks1903

jks1903:
Pessoal, não costumo trabalhar com aplicações que rodam apenas via prompt de comando, mas consegui compilar uma aplicação via linha de comando, com o javac.

Porém, agora estou tentando executar a mesma e não consigo, pois sempre ocorre erro informando que não foi possível localizar a classe principal.

Essa aplicação possui uma package chamada “altasposto”, e dentro dessa há uma classe de nome AltasPosto, a qual possui o método main (public static void main (String args[])).

Verifiquei o diretório src, onde estava o .java e após compilar o mesmo, foi criado o .CLASS

Acredito que esteja tudo ok até ai.

Então, quando tento executar a aplicação com: “java altasposto.AltasPosto” ocorre o erro informando que não foi possível localizar a classe principal.

Estou tentando executar a aplicação apartir do diretório src, que é o diretório pai da pasta “altasposto”.

Poderiam me informar o que estou fazendo de errado?

Obrigado.

ninguém sabe pessoal?

E

Não se esqueça de incluir o classpath sempre que for rodar um programa Java. No seu caso, provavelmente é tão simples quanto:

java -cp . altasposto.AltasPosto

Muita gente acha que o Java funciona como em 1999 onde você não precisava de fazer isso. . Faz um bom tempo que ele agora sempre requer o -cp (ou -classpath) se você não setar a variável de ambiente CLASSPATH antes (o que eu normalmente não recomendo).

jks1903

Obrigado pela dica, consegui solucionar o problema do main, era um erro na configuração do CLASSPATH mesmo.

Porém agora estou com outro.

Essa minha aplicação necessita de alguams dependencias, que são os drivers para conexão com dois bancos de dados.
Esses arquivos encontram-se na pasta lib do meu projeto, que estou desenvolvendo com NetBeans. Ao rodar o projeto pela IDE não há problemas. O problema ocorre somente quando necessito rodar a aplicação por linha de comando, onde é gerado o erro informando que a classe do driver não foi encontrada.

Como devo proceder para a aplicação encontrar essas classes?

Obrigado

jks1903

E ai pessoal, alguém já passou por isso?
Obrigado.

Criado 25 de maio de 2012
Ultima resposta 9 de jun. de 2012
Respostas 4
Participantes 2