Problemas ao executar o arquivo .jar

E aí pessoal sou novo no mundo Java, e como todo mundo um dia, cheguei numa parte do estudo que empaquei total…
na primeira aplicação que tentei fazer indo do “basicão” para o básico apareceu um erro aqui que não consegui resolver; espero que vocês possam me ajudar! o problema é o seguinte:

Após criar um aplicativo “Agenda de Contatos”, com integração com o mysql, compilei o programa para gerar o executável e compilou aparentemente blz, mas na hora de abrir o exe. aparece a mensagem:

Fatal Exception occurred. Program will exit.

eu já tinha compilado aplicações mais simples e essa mensagem nunca havia aparecido antes. Se alguém puder me ajudar agradeço bastante!
Nota: a aplicação roda sem problemas destro da IDE; eu estou usando o NETBEANS.

será se o problema pode ser no mysql?

Voce adicionou o sql ao classpath?
Faz um teste, desativa tudo que tem a ver com sql ai executa e veja se ocorre o mesmo erro.

Descobri a fonte do problema, na verdade não era no mysql: ele estava entre a minha cadeira e o meu computador; ou seja eu! o lesado que vos fala! formatei a máquina nessa semana e pra variar esqueci de configurar as benditas variáveis de ambiente, sendo assim não iria rodar jamais o .jar fora do IDE da forma que eu tava querendo! :oops: . Valeu tbm ao colega que se manifestou, e peço desculpa pelo tópico criado por um problema tão banal; :oops:

Posta o código…