Problemas ao iniciar um servidor local apache

Quando eu tento abrir um servidor local apache usando o xammp ou USBwebserver, o servidor não abre em ambos aplicativos, já tentei mudar a porta e a pasta onde estão armazenados mas nada funciona.
O que posso fazer?

Verifique os arquivos de log do xampp e do apache pra ver se mostra a causa de o servidor não estar subindo.

Os logs geralmente estão na pasta logs, dentro de apache. Diretamente do xampp, o botão logs lista os logs gerados. access.log, erro.log e php_erro_log devem ter a informação que você precisa.

Abraço.


eu olhei os logs mas não sei o que fazer, parece que a porta está errada, o que posso fazer?

Tem alguma outra instalação do apache no seu pc? (seja ou não do xampp/usbwebserver).

O log não parece ter nada demais. Confirmou se o apache não está mesmo rodando no gerenciador de tarefas (é o httpd.exe, ou o apache http server), às vezes mostrado agrupado com o xampp).

É uma instalação limpa? Se não, os hosts estão devidamente configurados (no apache e no arquivo hosts do Windows)? As portas estão liberadas no firewall (normalmente 80, 8080 ou 443)?

Pra não complicar, eu tentaria baixar o xampp zip (não o instalável), descompactando e rodando do zero, em uma pasta diferente do atual, pra ver que conflitos há. Melhor ainda se puder ser em outro PC (rodando de um pendrive). Pode tentar ver se também se uma versão anterior do xampp funciona, em vez de pegar a mais atual.

Abraço.