Então, eu peguei só a parte do codigo que era bem pontual para este caso. o método todo fica assim:
DAO:
publicvoidlistarUsuarios(Usuariousuario)throwsSQLException{Stringsql="select * from usuarios";try{frmCadUsuariosat=null;conn=Conectabd.conectabd();stmt=conn.prepareStatement(sql);ResultSetrs;rs=stmt.executeQuery();at.atualizarTabela(rs);}catch(ClassNotFoundExceptione){e.printStackTrace();}catch(SQLExceptione){e.printStackTrace();}finally{if(stmt!=null){try{stmt.close();}catch(SQLExceptione){e.printStackTrace();}}}if(conn!=null){conn.close();}}
Linha 154 … da uma olhada que q tem lá… debugue seu código… .e verifique qq você esqueceu de carregar/fazer.
Abs
AlessandroGois
Então,
O meu resultset não está nulo, ele tem informações, mas no código está:
Cancelando a referencia de ponteiro nulo. ai abre um editorzinho, ok… mas como pode dizer que está nulo se tem informações?
AlessandroGois
Ah ta, na visão, eu coloquei so a importação do resultset e depois coloquei ele no método, sem nenhum tratamento. Neste momento realmente ele está nulo. Mas eu queria que o DAO o preenchesse.
Que estranho… eu tenho que inicializar de alguma forma entao na visão também?
guivirtuoso
Não entendi nada que tu disse … desculpa…
Mas em resumo seu problema é na linha 154 que está tentando manipular uma referência que está nula.
Sobre quem manipula quem… dê uma lida sobre MVC … vai te ajudar muito.
Cuide com a questão da coesão, sobre as responsabilidades que cada classe tem na sua arquitetura, e procure não infrigir algumas regras básicas de desenvolvimeto, como a sua camada de View acessando direto o Modelo.
Acho que esse é o seu problema cara. Tenta inicializar a variável ‘at’ antes de utilizá-la.
AlessandroGois
Opa Mauricio, obrigado
Seguinte,
Eu tento inicializá-la da seguinte forma:
frmCadUsuarios at = new frmCadUsuarios();
mas ai da erro na parte [frmCadUsuarios]
desculpe mesmo por incomodar, é que pra vocês algumas coisas básicas são extremamente complexas pra quem está começando…
É esta forma mesmo que se joga um form para uma variável? Porque como está acima, quando eu digito at. (o netbeans autocomplementa com os metodos, ele está encontrando, mas deve ter algo errado, realmente)