Problemas ao tentar salvar cadastro em JSF

12 respostas
R
Bom dia, tenho uma página que realiza o cadastro de Dentistas através do p:dialog, porém ao clicar no button cadastrar ele mostra o erro: Target Dentista.pessoaFisica.nome unreachable, return null. Então tentei depurar o meu ManagedBean (DentistaMBImpl) na action salvar(), porém essa action nem está sendo chamada, creio que o erro acontece antes mesmo de chamar a action salvar(). Veja como está meu p:dialog para salvar: (Desconsidere erros de sintaxe, pois estou fazendo no notepad o código, meu código real não está aqui comigo no momento, mas posso garantir que o problema não é sintaxe)
<h:form>
	   	<h:outputText value="Nome" />
	   	<p:inputText value="#{dentistaMB.pessoa.pessoaFisica.nome} />

<p:commandButton actionListener="#{dentistaMB.salvar()}" value="Salvar" />
	   </h:form>

12 Respostas

rodrigo.uchoa

Deve ser NullPointerException, não?

Ou o objeto “pessoa” ou o objeto “pessoaFisica” devem estar retornando null.>

R

Opa, desculpa o certo é o código abaixo

<p:inputText value="#{dentistaMB.dentista.pessoaFisica.nome} />

Mas de qualquer forma continua retornando null, Target pessoaFisica unreachable.

Se eu mudo para o código abaixo:

<p:inputText value="#{dentistaMB.dentista.cro} />

Ele diz: Target dentista unreachable, return null

rodrigo.uchoa

Então o “dentista” deve também estar retornando null. Tenta pensar da seguinte forma. Com esse binding que você fez, o JSF por trás faz um:

E se a primeira chamada “getDentista()” retorna null, é óbvio que “null.getCro()” vai disparar NullPointerException. Só para atestar que é esse o problema, inicializa o dentista com um “new Dentista()” e vê se o problema continua a acontecer.

R

Vou testar aqui e ver se funciona.

drsmachado

rodrigo.uchoa:
Então o “dentista” deve também estar retornando null. Tenta pensar da seguinte forma. Com esse binding que você fez, o JSF por trás faz um:

E se a primeira chamada “getDentista()” retorna null, é óbvio que “null.getCro()” vai disparar NullPointerException. Só para atestar que é esse o problema, inicializa o dentista com um “new Dentista()” e vê se o problema continua a acontecer.

Errado. Se o objeto dentista, retornado pelo método getDentista() é nulo, ele não possui um método getCro(). O problema é que você não instanciou a variável dentista, do managed bean dentistaMB.

rodrigo.uchoa

Apesar de eu não ter afirmado que null possuía um método “getCro()”, conceitualmente você está certo :slight_smile:

R

Bom, depois de muito procurar e ler descobri que se eu colocar “immediate = true” no meu commandButton a action salvar é chamada normalmente.

R

Tem mais uma coisa que resolveu o problema do: “Target unreachable”.

Se você tem uma Classe Dentista com um objeto pessoaFisica dentro, você deve inicializar o objeto pessoaFisica no construtor da classe Dentista.

public Dentista(){
  pessoaFisica = new PessoaFisica();
}

Isso resolveu meu problema.

rodrigo.uchoa

Isso vai funcionar porque a fase “Update Model Values” do JSF é pulada. Mas cuidado que pode ter consequências desastrosas para a operação que você quer efetuar. Em um botão de “salvar” por exemplo, não faz sentido usar “immediate = true”.

É uma maneira de fazer sim. As vezes não é muito legal iniciar direto no construtor da entidade, pois pode causar efeitos indesejáveis quando se está usando cascade no Hibernate/JPA. Em um cenário onde você deseja gravar um dentista com o atributo pessoaFisica null, se o cascade estiver habilitado para esse atributo pode ser que o hibernate tente gravar a pessoaFisica vazia, já que o atributo não vai estar null. Você vai ter que ficar lembrando de atribuir null ao atributo antes de gravar.

R

Bom, eu sei que pessoaFisica nunca poderá ser NULL. Isso porque todo Dentista é uma pessoaFisica.

Mas para seguir boas práticas de desenvolvimento, qual o local ideial para se inicializar essas propriedades e não pegar um “Target Unreachabled” no JSF ?

rodrigo.uchoa

Bom, eu sei que pessoaFisica nunca poderá ser NULL. Isso porque todo Dentista é uma pessoaFisica.

Mas para seguir boas práticas de desenvolvimento, qual o local ideial para se inicializar essas propriedades e não pegar um “Target Unreachabled” no JSF ?

Acho que pro seu caso, como você fez está de bom tamanho. Outra opção seria por exempo inicializar esses valores dentro do managed bean, em um método anotado com @PostContruct. Mas não quis dizer que o que você fez ta errado não.

R

Pois é, li a respeito do PostConstruct e acho uma boa saída também, até para padronizar os próximos que virão.

Bom, é isso mesmo, obrigado pela ajuda rodrigo.uchoa.

Criado 19 de agosto de 2013
Ultima resposta 19 de ago. de 2013
Respostas 12
Participantes 3