Embora o eclipse mostre a opção pra compilar em Java5, você deve ter instalado na sua máquina, pelo menos um JRE 5. E não é só isso: a jre também deve estar “cadastrada” no eclipse.
Primeiro então, você tem que verificar se na máquina tem instalado java5. Você pode verificar isso da seguinte forma: abra um prompt de comando e de o seguinte comando:
Com isso você pode verificar qual a versão do java que está instalada na sua máquina.
Se aparecer que é a versão 1.4 (ou inferior), você deve mandar o seu Eclipse compilar como java 1.4, pois com certeza a jre que tá cadastrada nele é a 1.4.
Se aparecer java 1.5, então provavelmente o problema é que a jre não está cadastrada no seu eclipse. Para cadastrá-la, sega os seguintes passos:
Primeiro, vá no menu “Window>Preferences…”
Depois, na árvore de opções a esquerda, escolha “Java>Installed JREs”. Vai aparecer uma lista com todas as JREs instaladas(“cadastradas”) no seu Eclipse. Clique no botão “Add…”
Agora aparece uma janelinha de diálogo te perguntando algumas informações sobre a JRE que você vai adicionar. Dê um nome para esta JRE em “JRE name” e depois clique em “Browse…” para informarmos onde está instalada essa JRE
Na janela seguinte, você vai escolher a pasta onde está instalado o JRE desejado, e clicar em “OK”
Se você escolheu uma pasta válida, que contenha uma instalação de JRE, a janela de “Add JRE” aparece agora listando todas as bibliotecas da JRE selecionada no passo anterior. Daí, é só dar OK novamente.
De volta à tela de preferences, na opção de “Java>Installed JREs”, você verá que sua lista tem agora a JRE que você acabou de adicionar. O checkbox que tem em cada uma delas indica qual é a JRE padrão do teu Eclipse. No meu caso está marcada a JRE que eu chamei de “Java 2”. Isto faz com que o eclipse utilize sempre esta JRE para compilar meus programas.
Perceba que isto não impede de eu setar o
compliance level para Java 1.5. O que vai acontecer é que na hora de compilar o eclipse vai reclamar, porque a JRE que está sendo utilizada só suporta
compliance level de 1.4 pra baixo. O ideal então seria você setar como JRE padrão a JRE 1.5 que acabamos de adicionar.
O Eclipse permite também que cada projeto tenha o seu próprio
compliance level e até mesmo que cada projeto utilize uma JRE diferente da padrão. Depois, quando eu tiver mais tempo, faço uns snapshots disso.