Problemas ao tentar usar Java 5 no Eclipse

7 respostas
Zeed01

Colegas,

Tentei utilizar o novo for do Java 5 (algo como: for (int x : idades)) e o Eclipse passou a apresentar a mensagem:
“Cannot find the main class. Program exit !”

Eu alterei no Properties:

Java Compiler >> Compiler Compliance Level >> 5.0

Esse é o código que estou tentando rodar:

public class HelloWord {

public static void main(String[] args) {

int[] idades = new int[10];
for (int i = 0; i < 10; i++) {
		idades[i] = i * 10;
	}

for (int x : idades) {
		System.out.println(x);
	}
}

}

Mas testei com um simples HelloWorld e também não consegui.

Alguém pode me ajudar ?

Obrigado.

7 Respostas

rodrigo1

vá em:

window --> preferences --> Java --> Compiler

e vê se tá 5.0

xandroalmeida

Sua JDK instalada é 1.5 ?

A

desse um build no workspace depois de alterar aquilo? o.ô

Mantu

Isso não é problema da jdk instalada. O problema aí é que ele não tá achando uma classe com um método main para executar.
Tente executar sua classe da seguinte forma:

1. Clique com o botão direito ou sobre o arquivo no package explorer, ou sobre o próprio texto aberto da classe
  2. No menu que se abre escolha “Run as > Java aplication”
    Creio que isso resolva seu problema
Zeed01

Obrigado a todos pelas respostas.

Mantu:
É realmente dessa forma que estou tentando executar.
Se eu volto para 1.4, no caso do HelloWord, se eu volto para 1.4, roda normalmente.

andydorow:
Sinceramente não sei como fazer isso, quando eu troco para 5.0 já aparece, automaticamente, uma janela no Eclipse dizendo que esta reconstruindo o workspace.

xandroalmeida:
Desculpe pela ignorancia… mas essa é uma maquina da empresa onde não consigo nem acessar o painel de controles, sendo assim não sei dizer se esta instalada, no entanto achei que, como aparece a opção 5.0 no Eclipse a versão estivesse instalada.

#rodrigo#:
Sim esta 5.0.

Mantu

Embora o eclipse mostre a opção pra compilar em Java5, você deve ter instalado na sua máquina, pelo menos um JRE 5. E não é só isso: a jre também deve estar “cadastrada” no eclipse.
Primeiro então, você tem que verificar se na máquina tem instalado java5. Você pode verificar isso da seguinte forma: abra um prompt de comando e de o seguinte comando:

c:\>java -version

Com isso você pode verificar qual a versão do java que está instalada na sua máquina.
Se aparecer que é a versão 1.4 (ou inferior), você deve mandar o seu Eclipse compilar como java 1.4, pois com certeza a jre que tá cadastrada nele é a 1.4.
Se aparecer java 1.5, então provavelmente o problema é que a jre não está cadastrada no seu eclipse. Para cadastrá-la, sega os seguintes passos:
Primeiro, vá no menu “Window>Preferences…”

Depois, na árvore de opções a esquerda, escolha “Java>Installed JREs”. Vai aparecer uma lista com todas as JREs instaladas(“cadastradas”) no seu Eclipse. Clique no botão “Add…”

Agora aparece uma janelinha de diálogo te perguntando algumas informações sobre a JRE que você vai adicionar. Dê um nome para esta JRE em “JRE name” e depois clique em “Browse…” para informarmos onde está instalada essa JRE

Na janela seguinte, você vai escolher a pasta onde está instalado o JRE desejado, e clicar em “OK”

Se você escolheu uma pasta válida, que contenha uma instalação de JRE, a janela de “Add JRE” aparece agora listando todas as bibliotecas da JRE selecionada no passo anterior. Daí, é só dar OK novamente.

De volta à tela de preferences, na opção de “Java>Installed JREs”, você verá que sua lista tem agora a JRE que você acabou de adicionar. O checkbox que tem em cada uma delas indica qual é a JRE padrão do teu Eclipse. No meu caso está marcada a JRE que eu chamei de “Java 2”. Isto faz com que o eclipse utilize sempre esta JRE para compilar meus programas.

Perceba que isto não impede de eu setar o compliance level para Java 1.5. O que vai acontecer é que na hora de compilar o eclipse vai reclamar, porque a JRE que está sendo utilizada só suporta compliance level de 1.4 pra baixo. O ideal então seria você setar como JRE padrão a JRE 1.5 que acabamos de adicionar.
O Eclipse permite também que cada projeto tenha o seu próprio compliance level e até mesmo que cada projeto utilize uma JRE diferente da padrão. Depois, quando eu tiver mais tempo, faço uns snapshots disso.

Zeed01

Mantu,

Perfeito cara !
O problema era que não estava cadastrada no Eclipse.

Agora tudo funciona ! Espetáculo !

:smiley:

Valeu pela força !

Um abraço.

Criado 23 de novembro de 2006
Ultima resposta 24 de nov. de 2006
Respostas 7
Participantes 5