Problemas ao voltar para a página!

Olá pessoal… tenho uma página JSP que tenho que dar um refresh nos dados da tela toda vez que eu entro nela… pois hj está acontecendo o seguinte… ela está mantendo os dados quando eu entro nela novamente.

Gostaria de saber como faço para dar um “refresh” e os campos, inclusive os combos virem sem valores quando eu voltar para a página!!

Obrigado!

Você pode tentar forçar a página a não ir pra cache … você faz isso com um punhado de headers e meta-tags porque existe cache no Proxy, no browser, no no não sei onde mais mas tem!!!

Procure por pragma-no-cache, content-expires ou simplesmente “Don’t Cache page” que você acha facil os códigos pra isso.

Coloca isso no HEAD do seu HTML:

<meta HTTP-EQUIV="Pragma" CONTENT="no-cache">
<meta HTTP-EQUIV="Cache-control" CONTENT="no-cache">
<meta HTTP-EQUIV="Expires" CONTENT="-1">

Se você estiver em um servlet, você pode fazer algo como:

myResponse.setHeader("Pragma", "no-cache").
// adicina os outros headers acima, só para garantir

Uma solução viável, seria você desenvolver um script JS que limpa os campos do seu formulário quando a página é carregada, incluinda esta função do onLoad da tag body.

Ae Lucashgt,

Concordo com você, mas é uma solução bem meia-boca e politicamente incorreta.

Não permitir o cache da página ainda seria uma solução mais correta.

Isso não é uma crítica à sua solução, ela funciona, isto é apenas uma dica de como as melhores soluções tem sido implementadas.

Imagine se for necessário fazer uma função para cada formulário em uma aplicação com mais de 500 páginas ? Pode sair caro hein !?

[quote=“net_sandro”]Ae Lucashgt,

Concordo com você, mas é uma solução bem meia-boca e politicamente incorreta.

Não permitir o cache da página ainda seria uma solução mais correta.

Isso não é uma crítica à sua solução, ela funciona, isto é apenas uma dica de como as melhores soluções tem sido implementadas.

Imagine se for necessário fazer uma função para cada formulário em uma aplicação com mais de 500 páginas ? Pode sair caro hein !?[/quote]

Concordo plenamente com você, sempre que desenvolvo algo, utilizo o código abaixo:

<meta HTTP-EQUIV="Pragma" CONTENT="no-cache"> 
<meta HTTP-EQUIV="Cache-control" CONTENT="no-cache"> 
<meta HTTP-EQUIV="Expires" CONTENT="-1"> 

Mas ocorreu algumas vezes de eu clicar o voltar do browser e minhas páginas terem sido acessadas.

Postei apenas para listar mais uma das várias opções que podem ser desenvolvidas.

Valeu ae net_sandro!!! :wink:

Olá

Lucashgt, o problema dos META Tags é que nem sempre os proxi os entendem e as vezes os browsers não o respeitam. Por isso ocorreu algumas vezes de clicar em voltar do browser e as páginas terem sido acessadas.

Um dos melhores textos que conheço sobre este assunto é Caching Tutorial

Um outro site interesante: http://www.web-caching.com/

[]s
Luca

[quote=“Luca”]Olá

Lucashgt, o problema dos META Tags é que nem sempre os proxi os entendem e as vezes os browsers não o respeitam. Por isso ocorreu algumas vezes de clicar em voltar do browser e as páginas terem sido acessadas.

Um dos melhores textos que conheço sobre este assunto é Caching Tutorial

Um outro site interesante: http://www.web-caching.com/

[]s
Luca[/quote]

Grazie ragazzo!!! :wink:

A galera do GUJ é fera mesmo, me quebrava para achar algo que pelo menos explicasse de uma forma melhor essa questão de cache. Esse material é bom mesmo.

Valeu Luca!!! :wink: