Boa tarde…
já li vários artigos, e não consigo entender o que é esse CLASSPATH, o que faz etc…
alguém poderia me explicar ?
Boa tarde…
já li vários artigos, e não consigo entender o que é esse CLASSPATH, o que faz etc…
alguém poderia me explicar ?
http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=108
Um pouco extenso, mas vale a leitura 
Ah, eu já li isso 
Ok, e ficou com alguma dúvida específica, ou são dúvidas gerais?
gerais 
Ok.
Começando do princípio: Variáveis de ambiente são variáveis utilizadas por diversos programas para conhecer o sistema em que estão executando. Elas geralmente são utilizadas para informar diretórios em que arquivos diversos podem ser encontrados. São controladas pelo sistema operacional e as linguagens de programação costumam implementar rotinas que permitem consultas aos valores destas variáveis.
No caso específico da variável classpath, ela contém os endereços em que classes poderão ser encontradas. Ou seja, você pode definir um conjunto de classes e utilizá-la em diversos programas. Estas classes podem estar tanto espalhadas pelo diretório quanto dentro de arquivos jar.
Exemplificando: você pode definir um conjunto de classes utilitárias, utilizadas por diversas rotinas de mais de um aplicativo java. No momento da compilação, o javac precisa saber em qual diretório as classes utilitárias estão, recorrendo à variável classpath. Da mesma forma, o java (jvm) precisa saber onde as classes compiladas estão, recorrendo também ao classpath.
A pesquisa pelos tipos funciona mais ou menos assim: primeiro o tipo é buscado no diretório corrente (por exemplo, o diretório do arquivo .java que está sendo compilado) e nos pacotes adjacentes, depois o tipo é procurado nas bibliotecas padrão e depois o tipo é procurado nos diretórios do classpath, na ordem em que eles foram informados.
Se um tipo não constar em nenhum dos três locais, o compilador ou a máquina virtual incorrerão em erro.
Espero ter sido claro 
Bem melhor.
outra dúvida, o tomcat esta apresentando o seguinte erro:
Exception sending context initialized event to listener instance of class org.apache.myfaces.webapp.StartupServletContextListener
java.lang.NoClassDefFoundError: org/apache/commons/collections/ArrayStack
falta a lib ArrayStack? onde achar?
Na verdade, não sei hehe
Sugiro que crie outro tópico, tratando especificamente deste assunto…
rs…rs…
eu criei mas ninguém responde 
mesmo assim, obrigada!