Pessoal, dei uma uma pesquisa aqui no GUJ sobre classpath, e não vi algo que possa me ajudar, visto que eu não sei o que estou fazendo de diferente. Entao vou explicar por um exemplo:
digamos que eu tenho um arquivo chamado FuncoesMatematicas.java, com o seguinte código:
package funcao.matematica.financeiro;
public class FuncoesMatematicas {
public void funcao1()
{
System.out.print("Funcao 1 chamada");
}
public void funcao2()
{
System.out.print("Funcao 2 chamada");
}
}
então agora vou compílar essa classe, desse modo
obs: estou num diretorio chamado exercicio, mais precisamente em /home/airton/exercicio[u]
javac -d . FuncoesMatematicas.java
pronto, isso me resulta que será criado um arquivo FuncoesMatematicas.class dentro de /home/airton/exercicio/funcao/matematica/financeiro
pronto, dentro de /home/airton/exercicio eu fiz um outro arquivo FuncoesMatematicasTest.java , com o seguinte código:
import funcao.matematica.financeiro.FuncoesMatematicas;
public class FuncoesMatematicasTest {
public static void main(String[] args)
{
FuncoesMatematicas ob = FuncoesMatematicas();
ob.funcao1();
ob.funcao2();
}
}
Beleza, agora tenho que compilar especificando o classpath, assim:
javac -cp /home/airton/exercicio/funcao/matematica/financeiro FuncoesMatematicasTest.java
e o que recebo de resposta é
FuncoesMatematicasTest.java:1: package funcao.matematica.financeiro does not exist
import funcao.matematica.financeiro.FuncoesMatematicas;
^
FuncoesMatematicasTest.java:6: cannot access FuncoesMatematicas
bad class file: /home/airton/exercicio/funcao/matematica/financeiro/FuncoesMatematicas.class
class file contains wrong class: funcao.matematica.financeiro.FuncoesMatematicas
Please remove or make sure it appears in the correct subdirectory of the classpath.
FuncoesMatematicas ob = FuncoesMatematicas();
^
2 errors