Problemas com acentuação que só ocorrem com texto vindo de classe JAVA, acentos no JSP funcionam

Saudações.

Antes que me perguntem, sim, eu li e pesquisei no fórum e até testei algumas coisas, mas sem sucesso.

O problema: qualquer acento ou caracter especial é exibido perfeitamente se estiver no JSP. Mas, se gero um texto dentro de uma action do Struts e passo para o JSP, os caracteres especiais são distorcidos.

Exemplo: possuo uma tela com um monte de palavras como ‘inclusão’, ‘classificação’ e ‘avançado’ que funcionam perfeitamente. Porém, na mesma página, eu monto uma combo com dados que vêm de uma action. Essa combo tem alguns itens como ‘Mudar classificação’ e ‘edição rápida’ cujos caracteres especiais são distorcidos; eles aparecem como ‘Mudar classifica[][]o’ e ‘Edi[][]o R[]pida’. Não sei o que pode ser.

Todos os jps possuem:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/xhtml; charset=UTF-8"/>

e essa combo em particular é formada desse jeito (if’s e regras de negócio omitidas):

StringBuffer combo = new StringBuffer();
combo.append("	<option value="1">Mudar Classificação</option>");
combo.append("	<option value="2">Edição Rápida</option>");
return combo.toString();

Utilizo o JBOSS 3, struts e a IDE é Eclipse 3.2.1.

PS: entendam [] como um quadrado.

Obrigado pelo seu tempo!

Na action do Struts tente isso :
No seu objeto HttpServletResponse

response.setContentType("text/html; charset=utf-8");

Isso enviará para cabeçalho do HTTP a codificação UTF-8

Pra mim isso não resolveu.
Comigo acontece quando utilizo a tag logic:messagesPresent junto com o arquivo .propertiers. No propertiers tem palavra acentuada que é impressa corretamente, o erro ocorre quando passo parâmetro acentuado para o .propertiers.

Alguém tem alguma idéia?

Consegui resolver!!!
Alterei no arquivo pom.xml (utilizo o Maven) de UTF-8 para ISO-8859-1:

<properties>
        <project.build.sourceEncoding>ISO-8859-1</project.build.sourceEncoding>
    </properties>

Nunca pensei que fosse problema nisso, mas enfim…