Desenvolvi um sistema para web utilizando na minha máquina local: eclipse, tomcat 6, jdk 6, mysql, tudo com SO Windows e funcinou perfeitamente. No entanto ao isntalar esse sistema no servidor que pussui tamém tomcat 6, jdk 6, mysql e Linux, no momento que salvo alguma palavra com acento no banco, o acentos são substituidos por outros caracteres.
Já tentei vários testes, como o de inserir uma palavra com acento direto no banco com comando sql, foi normal, o problema está sendo somente no momento do sistema salvar no banco. Acredito que seja alguma configuração do linux.
Se alguém puder me ajudar fico muito agradecido, pois já estou a quase 4 dias tentando sem nenhum resultado, e agora sem mais idéias também.
consultei o banco e também esta sendo gravado com caracteres estranhos, fiz um teste onde mandei exibir o conteudo do request que chega para ser salvo e esta correto, o problema esta sendo depois que o conteudo é inserido no PreparedStatement
pelo que sei! isso ocorre por causa do sistema operacional mesmo! não tem nada a ver com o banco!
um exemplo disto e você, colocar no seu fonte palavras com acento, elas vão ficar tudo estranho mesmo!