Problemas com banco de dados (acess)

bem, eu fiz a conexão e criei um statement, confira o codigo:

public Connection carregaBD() {
diretorio = System.getProperty(“user.dir”);
try {
Class.forName(“sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver”); // O sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver significa que será usado um banco access
String conexao = String.format(“jdbc:odbc:Driver={Microsoft Access Driver (*.mdb)};DBQ=%s\bd.mdb”, diretorio);
String url = conexao;// esta string carrega o nome da fonte de dados

        connection = DriverManager.getConnection(url, "", "");// aqui é efetuada conexão passando?se a fonte de dados e o login e senha do banco, que neste caso não existem.
       
    return connection;

    } catch (ClassNotFoundException cnfex) {
        System.err.println("Falha ao carregar o JDBC/ODBC driver.");
        System.exit(0);
    } catch (SQLException ex) {

        System.out.println("SQLException: " + ex.getMessage());
        System.out.println("SQLState: " + ex.getSQLState());
        System.out.println("VendorError: " + ex.getErrorCode());

    }
    
    
    
    
    
   try{
        stm = conexao.createStatement();
    }
    catch(Exception e){
        JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro ao conectar com o banco de dados", "Erro", JOptionPane.ERROR_MESSAGE);            
    } 

    

    
    return connection;
}

E o q eu kero, eh puxar as informações de uma tabela e fazer elas aparecem em um jLabel, entaum, eu fiz isso:

       public ResultSet BuscaPergunta (String Pergunta) {

           try { 
        ResultSet rs = stm.executeQuery(SQL); 
             while (rs.next()) {
             String consulta = "SELECT perguntafacil FROM TBPergFacil" ;     
           jLabel1.setText(consulta);
           return null;
         }
         }

    catch(Exception e){
        JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro ao ler o banco de dados", "Erro", JOptionPane.ERROR_MESSAGE);
        return null;
         }

eu n sei exatamente para que serve o ‘return’ entaum eu coloquei o q eu vi em alguns programas… mas o real problema, eh q a palavra “(SQL)” está grifada de vermelho e o NetBeans acusa o seguinte erro…

SQLException: [Microsoft][Driver ODBC para Microsoft Access] Não foi possível encontrar o arquivo ‘(desconhecido)’.
SQLState: S1000
VendorError: -1811

alguem me de uma luz!!

Muito obrigada.

[quote]SQLException: [Microsoft][Driver ODBC para Microsoft Access] Não foi possível encontrar o arquivo ‘(desconhecido)’.
SQLState: S1000
VendorError: -1811 [/quote]

Cara faz usando hibernate, e tenta conectar em um BANCO tipo Mysql e Postgresql… para tu conectar a um BANCO tu tem que ter o DRIVE do respectivo banco junto com as bibliotecas…

sacou ?

Vai no site da Caelum, ou no VRaptor 3 ., estuda ele… la tem material para ensinar fazer tudo isso…

abraco

junior666