Olá Donizete ,como o Lavieri mencionou com o hibernate é muito fácil mesmo, talvez na configuração tenha algum trabalho , mas depois é muito simples.
Na persistencia com JDBC você usa várias linhas , com hibernate em apenas uma linha a coisa acontece.
Porém vale lembrar como você informou, está iniciando , acho interessante entender bem os conceitos de persistencia JDBC , para partir para um hibernate, visto que o hibernate não é indicado para todos os tipos de software, e que em alguns casos existe uma mistura dos tipos de persitência.
Digo isso, pois nas empresas a mudança de tecnologias é lenta, devido a vários fatores, e mesmo conhecendo hibernate, e tenho quase certeza que você precisará usar JDBC para manutenção , ou alguma outra atividade.
Este forum, é muito bom o pessoal responde rápido, acredito que as suas dificuldades tanto em JDBC como HIBERNATE serão sanadas rápidamente.
Sei que no inicio surge muitas dúvidas devido as dificuldades e horas sem rendimento, mas você fez uma coisa certa, perguntou no forum , onde terá muitas respostas para que possa avaliar que caminho seguir.
Esta foi minha dica, boa sorte no seu caminho.
Marco Aurélio
[email removido]