Problemas com Bd Access no Netbeans

Bom pessoal, eu estou a um tempo fazendo um projeto para minha empresa, e estou utilizando o BD Access.
Até ai tudo bem, se eu rodar o programa direto do netbeans enquanto eu estou testando e fazendo modificações, ele roda perfeitamente, faz buscas no banco, adiciona, apaga, modifica… tudo perfeitamente.
O problema vem na hora que eu construo o programa para ele gerar o (.jar), se eu abrir o programa pelo (.jar) sem ser direto no netbans para testar, ele não acha o banco de dados.
Ele informa o seguinte, na JOptionPane que eu botei pra aviso de erros:

java.sql.SQLException: [Microsoft][ODBC Driver Manager] The specified DSN contains an architecture mismatch between the Driver and Application.

Não sei oque pode ser, pois pelo netbeans roda tudo perfeitamente, e agora pelo (.jar) dá isso…
Alguém ai conhece a solução?
Obrigado.

kelvinoenning,

Eu dei uma olhada no stackoverflow, no seguinte tópico:

http://stackoverflow.com/questions/8895823/the-specified-dsn-contains-an-architecture-mismatch-between-the-driver-and-appli

Há o seguinte comentário sobre esse erro:

[quote]There’s an architecture mismatch. Your JDBC Driver and your JDK should be of the same architecture. If your using 32bit Driver and your JDK is 64bits, you would get that error.
[/quote]

No msdn também falam sobre isso:
http://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/desktop/ms712362%28v=vs.85%29.aspx

O que está parecendo é que a JRE usada no computador para rodar o jar é diferente da que o NetBeans está utilizando. Provavelmente a JRE no computador é 64 bits, enquanto o driver JDBC é 32 bits (ou o contrário). Teria que ver qual é a versão da JRE do NetBeans e do computador, e tentar acertar de forma que fique compatível com a arquitetura do driver JDBC.

Vou dar uma verificada, pois meu driver do access veio com o office 2010… talveiz o que vem no netbeans é 64bit e e o que o office instalou na máquina é 32.

Uma pergunta… talvez não seja o fato do meu java não está achando o driver do office access instalado no computador? tipo… não tem que configurar algo la nas variáveis globais do windows?

Vou dar uma lida nesses links que você deixou… Obrigado.

Se alguem mais souber alguma solução, eu ficarei grato :wink:

[quote]Uma pergunta… talvez não seja o fato do meu java não está achando o driver do office access instalado no computador? tipo… não tem que configurar algo la nas variáveis globais do windows?
[/quote]

Parece que não, acho que se fosse isso daria outro erro.

Eu tentei pesquisar e arrumar mas não estou conseguindo…
Alguém teria outra solução?

Erro resolvido.

Bom como foi informado, seria uma incompatibilidade entre os drivers… abrindo o meu projeto percebi nos processos do computador que o java que vinha sendo acionado era 32bit.

Para resolver este problema, eu desinstalei todo o java e fiz a instalação do jdk 64bits.
Este era o problema, o jdk instalado na minha maquina era 32bit. Com isso para ter acesso ao bd ou eu teria que modificar um arquivo .dll do windows como li em um fórum ou instalar o jdk correto para a máquina.

Bom, obrigado “al.barbosa” pelas dicas.

Edit ----------
Também precisei baixar o : AccessDatabaseEngine_x64
(Disponibilizado direto do site da microsoft)