Problemas com Class.forName() SOCORRO!

Olá…

Alguem poderia me ajudar? Eu estou utilizando um Driver para Firebird/Interbase… Estou usando o JCreator. Já configurei o mesmo e apontei para o arquivo(q contem o driver(.jar) ) e consigo dar o import sem problemas. Porem quando escrevo a linha abaixo o seguinte erro acontece:

Linha: Class.forName("org.firebirdsql.jdbc.FBDriver");

Erro: unreported exception java.lang.ClassNotFoundException; must be caught or declared to be thrown

O q q eu faço?

MUITO OBRIGADO PELA AJUDA!!! UM ABRAÇO!!!

Fábio

Tudo bem nao se preocupe , voce so precisa colocar seu codigo dentro de um bloco try e depois chamar o catch passando para ele o catch o objeto do tipo excecao que seu metodo pode gerar… eis aqui um exemplo

try

{

String driver = "org.gjt.mm.mysql.Driver" ;

Class.forName ( driver ) ;

codigo

codigo

codigo

}

catch ( ClasNotFoundException e )

{

e.getMessage () ;

}

isso quer dizer que o metodo forName () gera uma excecao , e voce tem que trata la , colocando em um bloco try / catch…

dentro do catch eu passo um parametro que é o nosso objeto de excecao, o catch vai recebe lo , como o try pode gerar uma excecao de classe nao achada entao ele o catch vai receber um objeto do tipo ClassNotFoundException , dentro do bloco catch eu chamo esse objeto junto com um metodo chamado getMessage () eu nao me recordo agora de onde e esse metodo , mas ele vai funcionar , se der algum erro no try ele chama o catch e executa oque tem nele .( e.getMessage() ) o metodo retorna um string contendo a mensagem da excecao gerada pelo try … ok … eu tbm estou iniciando e sei como e foda no comeco , valeu qualquer duvida diegobechir@ig.com.br … fui