Problemas com CLASSPATH

Sou iniciante e não consigo executar o compilador. Ele dá o seguinte erro:

c:>set CLASSPATH=.

c:>

c:>echo %CLASSPATH%

.

c:>javac olamundo.java

´javac´não é reconhecido como um comando interno ou externo,um

programa operável ou arquivo em lotes.

Eu coloquei o OLAMUNDO.JAVA no diretório BIN.

O QUE ESTÁ ERRADO!!!

Agradeço se alguém puder me ajudar!!!

[ Esta mensagem foi editada por: Franklin em 10-04-2003 09:42 ]

Oha eu ja peguei um problema parecido e era apenas a instalação do jdk errada, tente reinstalar…

falow

Não funcionou a reinstalação :-[ . Será que eu tenho que que colocar o J2SDK dentro de C:Arquivos de Programas/j2sdk1.4.1_01 ???

Me ajudem por favor

A variável que você tem que setar para resolver esse problema é a PATH.

SET PATH=C:\j2sdk1.4.1_01

O melhor lugar para o Java é deixá-lo em um diretório que não contenha espaços, então um C:\java, C:\j2sdk e coisas assim é melhor do que colocá-lo dentro do Arquivos de Programas.

[ Esta mensagem foi editada por: Bani em 02-03-2003 18:15 ]

Isso mesmo segue o conselho acima, e ainda por cima exclua as pastas que voce criou dentro de arquivos de programas ("se voce criou claro").

Um abraço :smiley:

Concordo em parte com o Bani. Faltou incluir o diretório BIN no final da linha de comando:

SET PATH=C:j2sdk1.4.1_01bin

pois este comando serve para que o diretório (bin) e tudo que estiver dentro dele possa ser referenciado de qualquer outro diretório no computador, permitindo que você rode os programas que estão neste diretório(bin, onde estão o java.exe e o javac.exe, entre outros) a partir de qualquer outro diretório.

Para que vc tenha esta configuração permanente no seu computador(não precisar ficar digitando isto toda vez que liguar o micro), edite o arquivo AUTOEXEC.BAT( no windows98. Para NT, 2000 ou XP é diferente) e coloque as seguintes linhas no final do arquivo:

SET PATH=%PATH%;C:j2sdk1.4.1_01bin

SET CLASSPATH = .;%CLASSPATH%

então, reinicialize o micro

espero ter ajudado.

[ Esta mensagem foi editada por: Normando em 25-03-2003 15:51 ]

Não sei se por algum problema de configuração do FORUM, mas as "barras" que indicam diretórios na minha mensagem não estão aparecendo. :frowning:

Não apareceu pra mim tb, mas vc tem que por.

Cara caso vc esteja utilizando o windows 2000 ou XP a melhor maneira é criar uma variavel de ambiente. Siga os passo:

1) Botao direito no meu computador, propriedades.

2) escolha a aba avançado

3) botao variavel de ambiente

4) na lista abaixo tem "variaveis de sistema", procure pela variavel "PATH"

5) aperte no botao de editar e coloque o endereço completo do lugar onde vc instalou o seu JDK Ex.: D:\j2sdk1.4.1\bin

Pronto é só brincar.

Caro colega você ja conseguiu resolver o problema? caso não, eu tive um problema parecido, uso o Win 98 SE, mudei tudo que podia de path até tudo, instalei e reinstalei, pensei q o meu j2sdk estaria corrompido, baxei ele denovo, mas nada, o problema era meu Win 98 mesmo, formatei meu computador instalei o win 98 SE mesmo, instalei e aí funcionou tranquilo! sem problemas agora! :smiley:

Bem…eu resolvi o problema em parte porque eu estou indo direto no diretório assim: cd\j2sdk1.4.1_01\bin e depois compilo javac olamundo.java e depois java olamundo.

O meu SDK tá rodando num windows2000 e já tentei todo tipo de configuração do PATH, CLASSPATH. Já formatei o HD e nada.

Dá proxima vez que eu formatar vou fazer uma MACUMBA pra ver sse dá jeito, mas obrigado pela dica.

Um abraço :slight_smile: