Problemas com clientes

3 respostas
marcosarantesj

Muitos empresas e programadores autônomos ja passaram por isso. Implantamos nosso software e aí depois dá problema no Sistema Operacional ou vírus e o cliente acusa a gente injustamente e aí nem adianta explicar. Infelizmente tem gente que nem entende do assunto quer culpar-nos por algo que não fizemos. Problemas acontecem a todo o momento e por isso é necessária a correção. Postem problemas que talvez já tiveram com algum cliente sem citar o nome ou empresa, é claro, apenas para servir como exemplo para que outros não passem por isso.

3 Respostas

Kanin_Dragon

Jovem,

Infelizmente isso acontece com muita frequência, por isso é importante sempre documentar todas as etapas do projetos e qualquer problema sinalizar imediatamente. Na hora do problema muitos preferem se esquivar ou culpar pessoas/empresas. Já trabalhei com pessoas que tem ombridade e dignidade de assumir os seus erros mas nem todos os profissionais tem a mesma postura.

abs,

adriano_si

Bom… precisa ser só problema com Infraestrutura ???

Se não for, eu já adianto meu relato… Aqui em um projeto nosso o cliente criou um novo usuário em produção para um novo funcionário do departamento e usou esse usuário (com grandes poderes sobre as transações) para fechar contratos de clientes, negar pedido de crédito, diminuir parcelas, negociar cntratos e mais mil e uma outras coisas mais…

Enquanto isso, no operacional da empresa, teve um cliente que estava com um contrato de R$ 9.000.000,00 por aprovar e precisou viajar pra fazer os sócios da empresa assinarem, quando voltou no outro dia pra dar continuidade ao processo de crédito o mesmo estava negado… por quem ??? por quem ??? Isso mesmo, nosso usuário em treinamento.

Quando descobriram o que tinha acontecido, o criador do usuário teve a cara de pau de dizer que a culpa era do Sistema por deixar ele realizar todas essas operações…

Hoje todo mundo rí dessa história, mas na época deu maior fuzuê e o cara tomopu uma cravada da diretoria, mas ficou com raiva da equipe, porque achou que nós que o ferramos para a diretoria… Enfim, fazer o que ???

rafaelbortoletto

O melhor nesses casos é documentar o problema e a solução. Pois, muita gente ruim, simplesmente passa que o problema está no sistema operacional ou segurança e o cliente não acredita mais nisso porque sabe que terá gastos com licença de antivirus ou sistema operacional. Mas, eu sempre tiro printscreen quando acho algum malware e mostro para o cliente se ele quiser acreditar ou não é problema dele. No caso de sistema operacional aí tem que explicar muito bem, ainda mais se for dos bem antigos que não são atualizados a um bom tempo.

Criado 5 de maio de 2011
Ultima resposta 7 de mai. de 2011
Respostas 3
Participantes 4