Problemas com DLL, alguem entende?

Galera preciso de alguem que entenda o funcionamento de DLL no Windows, pois me ocorreu um problema um pouco estranho e preciso de uma dica para resolver.

O problema é, minha aplicação faz uso de algumas dll, sempre funcinou sem problemas, as dll são locais, tenho ma pasta com elas e referencio o endereço para utiliza-las.
Ao instalar um pacote de atualização de DLL na maquina, todo o sistema simplesmente parou, este pacote atualiza algumas dll no registro do windows, mas nenhuma das que eu utilizo, e como eu disse minhas dlls são locais, então mesmo feito uma atualização no GAC do windows deveria continuar funcionando normalmente, e como eu disse todas as dll param, até as responsaveis pela JVM, coisa de loco, o erro diz que as dll não foram encontradas e que elas não estao no classpath, librarypath, e por ai vai.

Alguem tem alguma ideia do que pode estar acontecendo?

Obrigado!

Perguntinha - nessa tal máquina onde as DLLs não sobem, você instalou todos os patches do Windows Update, ou é um servidor onde normalmente não se deixa atualizar via Windows Update, para não ter de rebootar periodicamente?

Nenhuma atualização realizada, ela está desabilitada!

Pois é… pode ser que a pessoa que compilou as novas DLLs tenha feito isso em uma máquina onde as atualizações foram feitas automaticamente.

Se isso ocorreu e as DLLs foram compiladas depois de agosto ou setembro de 2009 (mais ou menos), então você vai ter problemas para rodar as novas DLLs.

Se foi isso que ocorreu, você precisa instalar os novos runtimes do Visual Studio, e ver se as DLLs conseguem subir. Você sabe se as DLLs foram compiladas com o Visual Studio 2005 ou 2008?

Infelizmente não mas vou tentar descobrir.