Bom dia a todos . Gostaria de saber se é possível estender duas classe dentro de outra ao mesmo tempo e de forma direta. Por exemplo eu tenho uma classe abstrata Funcionário de fazer Funcionario extends CadastroFuncionario extends Usuario{
}
Porem o compilador nao deixa e as classes CadastroFuncionario e Usuario ja estao vinculadas a outras classes.
O correto mesmo é criar uma interface para esse caso mas se em sua regra de negócio permitir que um USUÁRIO seja um FUNCIONARIO então faça com que a classe Usuario extends Funcionario mas como eu disse, isso dependerá da sua regra de negócios.
Flw.
Como disse rafaelrodrigues1607, não é possível ter herança multipla em Java.
Meu conselho:
public class Funcionario extends Usuario {
// desta forma funcionário passa no teste-é-um e herda os métodos de usuário;
private CadastroFuncionario c = new Funcionario();
// desta forma vc terá uma instância de Funcionário com uma referência a CadastroFuncionario que lhe dará acesso aos métodos de CadastroFuncionario, tornando-a mais especializada.
}
[quote=diego.sas]CadastroFuncionario não seria uma Interface?
public class Funcionario extends Usuario implents CadastroFuncionario {
Flw[/quote]
CadastroFuncionário deve ser uma classe especializada, fazer apenas cadastros e nela deve haver as regras de negócio. Se ela for uma interface vc teria de sobrescrever métodos, por exemplo, para um funcionário gerente que extende a classe Funcionario, seu código se tornará redundante e não haverá reutilização de código. CadastroFuncionario também podeira ser abstrata. Vai depender mesmo de quais as regras de negócio.