Problemas com fonts

5 respostas
J

pessoal,criei um programa básico e ao rodar em outro pc, um jLabel que estava formatado com outra fonte que eu tinha feito download pro meu pc nao apareceu. Será que eu tenho que usar somente as fontes tradicionais do sistema? Como faço pra personalizar com uma fonte baixada da net

5 Respostas

E

Você pode carregar uma fonte como se fosse um “resource” do seu programa. Veja em:

http://docs.oracle.com/javase/6/docs/api/java/awt/Font.html#createFont(int,%20java.io.InputStream)

Atenção, use uma InputStream em vez de File (existe uma versão que carrega de File, mas não recomendo).

A idéia de InputStream é que você pode usar getClass().getResourceAsStream() e carregar a fonte que está dentro do seu JAR.

J

vc pode me dar um ex de como eu posso fazer isto

ViniGodoy

Considerando que vc baixou a fonte “Janfrancisco.ttf” e ela está no pacote br.com.guj:

String fName = "/br/com/guj/JanFrancisco.ttf";
InputStream is = getClass().getResourceAsStream(fName);
font = Font.createFont(Font.TRUETYPE_FONT, is);

PS: Procurando no google por “Font Resource Java” (palavras que o entaglement falou), vc acharia esse exemplo, sem precisar duplicar tópicos, gritar ou implorar por clemência.

J

Me desculpe, foi mal

J

conseguir implementar o codigo, mas quando vou setar a fonte no jLabel a fonte nao aparece

Criado 21 de maio de 2012
Ultima resposta 22 de mai. de 2012
Respostas 5
Participantes 3