Problemas com formatação de datas

6 respostas
J

Galera é o seguinte, eu fiz um programa pra se comunicar com um banco de dados em servidor MySQL. Para usar a data do import java.util.Date na interface do programa eu usei um DateFormat com “dd/MM/yyyy” , porém eu preciso gravar essa data no banco de dados, e claramente tenho que usar o java.sql.Date, mas não sei como o fazer.

A data em memória que tento gravar no banco de dados, imprimida é :
Thu Sep 06 00:00:00 BRT 2012
Desculpem se coloquei informações desnecessárias, sou um iniciante e conto com a ajuda de vocês.

6 Respostas

prog.tiago

Olá Jorge, boa noite!

Amigo, veja esse código de exemplo:

Connection conn = //sua conexao
PreparedStatement pstmt = conn.prepareStatement("INSERT INTO Tabela (data_nascimento) VALUES (?)");
Date suadata = //pega data de alguma forma
pstmt.setDate(1, new java.sql.Date(suadata.getTime()));
pstmt.executeUpdate();
pstmt.close();
conn.close();

Se quiser, poste seu código para ajudarmos melhor. Mas tenta fazer por esse exemplo.
Qualquer dificuldade, só gritar. :smiley:

Abraços

J

Olá amigo. Sua dica funcionou perfeitamente, Muito Obrigado

prog.tiago

Olá,

Veja que a Exception lançada diz: java.sql.SQLException: Can not issue data manipulation statements with executeQuery()

Quer dizer que você não pode inserir dados no banco usando o método executeQuery.

No javadoc é dito:

executeQuery()
Executes the SQL query in this PreparedStatement object and returns the ResultSet object generated by the query.

Esse método é usado para retornar dados do banco.

Tente utilizar o método executeUpdate.

Abraço :slight_smile:

B

Olá pessoal ja sou membro aqui do guj ha algum tempo mais num sei bem utilizar o forum até pq ainda não pesquisei, mas bem o problema que estou tendo é também com datas.

eu estou com um projeto no netbeans e é o seguinte o programa roda tranquilamente mais na hora de salvar as informações no banco da um erro com a data pois eu a coloquei como Date e a recebo no formulário em um capo formatado nesse formato ##/##/##(dd/MM/yyy) que é o formato no qual utilizamos mas pra que salve no banco eu já sei que tem de converter mais eu já pesquisei em tudo que é lugar em tudo que é site principalmente aqui no guj mais não consegui resolver meu problema! Desculpa se postei algo desnecessário… desde já agradecido!

prog.tiago

Olá!

Posta seu código para tentarmos te ajudar.

B

Pessoal eu me reuni aqui com uns amigos que também utilizam java e juntos conseguimos agora estou um pouco apressado mais logo mais postarei o código de como fizemos para resolver!!!
Abraços!

Criado 8 de junho de 2012
Ultima resposta 16 de ago. de 2012
Respostas 6
Participantes 3