Problemas com HttpServletResponse response

4 respostas
supertchuco

Boa tarde a todos, bom o problema é o seguinte eu possuo essa classe abaixo:

package action;

import java.io.IOException;

import javax.servlet.ServletOutputStream;
import javax.servlet.http.HttpServletResponse;

import org.directwebremoting.annotations.DataTransferObject;
import org.directwebremoting.annotations.RemoteMethod;
import org.directwebremoting.annotations.RemoteProxy;

@RemoteProxy 
@DataTransferObject
public class EditorAction {

/**
	 * 
	 */
	private static final long serialVersionUID = 1L;

@RemoteMethod 
	public static void download(String content  )   
    throws IOException {  

String nomeArquivo = "Texto";

HttpServletResponse  response = null;
		response.setHeader("Content-Disposition", "attachment; filename=" + nomeArquivo + ".doc"); 

response.setContentType( "application/download" );  
		ServletOutputStream outStream = response.getOutputStream();  

try {  
		    outStream.print( content );  
		    outStream.flush();  
		} finally {  
		    outStream.close();  
		}  

}  

}

A finalidade dela é receber uma string e gerar um arquivo “.doc” e forçar o navegador a fazer o download do arquivo , bom mas na linha :

response.setHeader("Content-Disposition", "attachment; filename=" + nomeArquivo + ".doc");

Está ocorrendo um nullpointeException, alguém saberia o porque ? Ou uma outra forma de fazer isso que funcione, tipo eu não uso nem um framework web, somente dwr que chama essa classe no javascript.
Agradeço a qualquer ajuda…

4 Respostas

warley

Amigão,

Isto está contecendo pq o seu objeto está nulo!
Outra coisa, esta sua classe é um servlet? Pq vc somente vai conseguir fazer isto se vc estiver usando um servlet ou Bean do JSF.

Até mais.

supertchuco

Póis é, na verdade eu tenho que fazer o navegador baixar o arquivo, e não sei como fazer isso, se isso é só possivel com servlet, eu ja vi material sobre isso mas não entendo como funciona, alguem teria um exemplo bem prático e simples de como se faz esse tipo de coisa ?Ah e não era um servlet essa classe que eu fiz.
Agradeço a todos.
Tipo uma coisa que não entendi é como se pega o objeto response, ou como se instância ele gerado.

supertchuco

Ninguém tem um exemplo ? Ah estou usando dwr também…, creio que isso eu não tenho um post já que chamo o action diretamente do javascript portanto não teria um response ? teria mesmo que ser por servlet ? Alguém tem um exemplo simples pra eu entender ?

Caroline_Alow

e como faiz pra inicializar o HttpServletResponse pra num dá mais nullpointerexception?

Criado 20 de abril de 2010
Ultima resposta 10 de jan. de 2011
Respostas 4
Participantes 3