Problemas com iReports[RESOLVIDO]

Boa tarde pessoal! Estou com um probleminha no meu ireport. Primeiro eu estava chamando um subrelatório dentro de um relatório principal e deu um erro de ele não achar. Então eu comecei a passar um parâmetro contendo o caminho real do subrelatório. Só que quando compilo o relatório principal ele me da um erro na hora de compilar:

Errors compiling C:\Programas\Java\relatorio\Relatórios\Livros.jasper!
Compilation exceptions: com.jaspersoft.ireport.designer.compiler.ErrorsCollector@1c9a682  net.sf.jasperreports.engine.JRException: An error has accurred compiling the subreport: C:\Program Files (x86)\Jaspersoft\iReport-4.5.0\ireport\fonts     at com.jaspersoft.ireport.designer.compiler.IReportCompiler.compileSubreports(IReportCompiler.java:1472)
    at com.jaspersoft.ireport.designer.compiler.IReportCompiler.run(IReportCompiler.java:519)
    at org.openide.util.RequestProcessor$Task.run(RequestProcessor.java:572)
    at org.openide.util.RequestProcessor$Processor.run(RequestProcessor.java:997) Caused by: net.sf.jasperreports.engine.JRException: java.io.FileNotFoundException: C:\Program Files (x86)\Jaspersoft\iReport-4.5.0\ireport\fonts (Acesso negado)     at net.sf.jasperreports.engine.xml.JRXmlLoader.load(JRXmlLoader.java:176)    
    at net.sf.jasperreports.engine.xml.JRXmlLoader.load(JRXmlLoader.java:156)     
    at net.sf.jasperreports.engine.JasperCompileManager.compileReportToFile(JasperCompileManager.java:108)     at com.jaspersoft.ireport.designer.compiler.IReportCompiler.compileSubreports(IReportCompiler.java:1460)    
    ... 3 more 
Caused by: java.io.FileNotFoundException: C:\Program Files (x86)\Jaspersoft\iReport-4.5.0\ireport\fonts (Acesso negado)
    at java.io.FileInputStream.open(Native Method)
    at java.io.FileInputStream.<init>(Unknown Source)
    at net.sf.jasperreports.engine.xml.JRXmlLoader.load(JRXmlLoader.java:171)
    ... 6 more 
Compilation running time: 10.850!

Alguma idéia??

E estou tendo uma outra dúvida. Como utilizo o hibernate para persistência, eu gostaria de saber se tem como o hibernate criar uma java.sql.Connection com base no xml de configuração do hibernate, para mim passar para os relatórios, pois o cliente poderá alterar os dados do bd.

Obrigado!

Consegui resolver retirando o parâmetro que eu tinha criado e pegando um outro parâmetro que ele criou automático pra mim. Mas acho que o problema era por eu não ter colocado um default value no parâmetro.

esdras_63,

Estou com o mesmo problema e ainda não consegui resolver.
O default value do parâmetro poderia ser “” ? Tentei colocar assim e também não resolveu.
Sugestões?

Não lembro como eu resolvi. O parâmetro que você diz é o caminho do subrelatório?? Se sim, apenas referencie o subrelatório que o iReport já cria o parâmetro automaticamente. Se não tente colocar algum default value de teste apenas.

esdras_63 ,

Resolvi o problema! O parâmetro Subreport Expression não estava indicando o nome do arquivo.

O código estava:

E deveria ser:

Bem que a equipe do JasperReports poderia melhor a mensagem da exceção.
Pois ela indica que deu erro ao compilar o subrelatório e que a causa é um FileNotFoundException. Até aí tudo bem.
Porém a mensagem diz que o arquivo não encontrado está em C:\Program Files (x86)\Jaspersoft\iReport-4.5.0\ireport\fonts . Aí fica complicado.

Obrigado pela ajuda!

Hehe! É mesmo.

Pode-se também retirar a opção de Compilar o SubRelatório. Na versão mais atualizada do IReport essa opção já vem desativada default.