Problemas com .jar x driver sql server 2005

Bom dia!

A situação é a seguinte, fiz um programa que se conecta a um socket e recebe informações e grava no Sql Server 2005, enquanto roda no Eclipse, roda tudo direitinho… Mas quando eu transformo ele em jar e tento rodar ele, aparece o seguinte erro:

java.lang.ClassNotFoundException: com.microsoft.sqlserver.jdbc.SQLServerDriver java.lang.NullPointerException

Sei que esse erro é quando não esta encontrando o driver do Sql, porém ao eu fazer meu jar, o driver do Sql se encontrava dentro da pasta do pacote. Como devo prosseguir? O arquivo manifest.txt é o seguinte:

Main-Class: Console.EchoClient Name: Console/EchoClient.class Java-Bean: True

Abraço!!

Adicione uma linha nesse manifest aí:

Class-Path: driver_sql_server.jar

onde driver_sql_server.jar é o nome do jar do Driver.

Monte seu jar com esse manifest, depois pegue o jar do driver e coloque na mesma pasta que o seu.

jairelton

O manifest agora se encontra da seguinte forma:

Main-Class: Console.EchoClient Name: Console/EchoClient.class Java-Bean: True Class-Path: sqljdbc.jar

Quando tento rodar o jar, acontece o mesmo erro. Aonde devo deixar o driver? Já tentei colocar dentro do próprio jar e não funcionou. tentei tambem depois de criar o jar, colocar o jar do sql na mesma pasta do que eu criei e também não funcionou

Dentro do jar não adianta.

Junto com o seu deveria funcionar…

lembrando que o nome do jar tem que ser esse aí mesmo.

Funcionou… na verdade eu deletei o drive e coloquei novamente, acho que tinha dado algum problema, agora esta ok! Obrigado!