Instalei o j2sdk no linux conectiva9.0 e tudo ocorreu normalmente, instalei o NetBeans normalmente, conseigo executá-lo, compilar, editar e executar meus programas dentro dele normamalmente mas, quando saio do NetBeans e vou pra janela de console e digito java ou javac, mesmo dentro do javahome, diz simplismente que o comando não existe. Fiz exatamente como no tutorial disponibilizado aqui no site mas não deu certo. Se alguém já passou por isso, pode me ajudar? Desde já agradeço. 
acho que sua assinatura está com um erro de digitação
editado: agora sim está ok 
Você precisa colocar o diretório onde foi instalado o J2SDK na variável de ambiente PATH.
[]'s
Cara veirifica as variáveis de ambiente . Quando colocar o diretório do SDK na variável path, esta tem que ser a primeira da lista
Para “setar” as variáveis de ambiente faça o seguinte:
- se torne root
$ su - digite a senha root
- vá ao diretório /etc/profile.d
$ cd /etc/profile.d - crie um arquivo chamado java.sh
$ vi java.sh
ou
$ emacs java.sh
ou
$ kwrite java.sh
ou
$ <o editor que você quiser> - digite nesse arquivo:
JAVA_HOME="caminho ate o diretorio j2sdk1.4.0 (ou a versao estiver aí)"
PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin
- salve o arquivo e saia do editor
- torne o arquivo java.sh executavel
$ chmod a+x java.sh - tudo pronto, abra outro termina e digite “javac” se tudo estiver certo
será exibido uma série de opções.
Bom eu acho que é isso (se não esqueci de nada), caso tenha esqucido me avisem por favor.
Até mais.
Dica de Linux:
Quando você está com o usuário root normalmente o diretório atual não é adicionado ao path. Portanto, para executar um arquivo que esteja no diretório corrente coloque ./ antes.
Ex.: ./java
Qualquer coisa manda sua senha de root, seu ip, e outras informações q nós ajudamos! :twisted:
Brincadeira! 8)
Aí galera, as dicas do mauricio deram certo! VAleu a ajuda de todos! :bday:
Quanto ao meu ip, e senha do root, pode ficar tranquilo Betinhum que eu postarei amanhã! Valeu! 8)
Vou ficar esperando! hauehiuehaiuea :lol:
Agradeço a ajuda da galera tbm, tinha um (futuro membro)amigo meu com o mesmo problema!