Problemas com Java no linux!

Instalei o j2sdk no linux conectiva9.0 e tudo ocorreu normalmente, instalei o NetBeans normalmente, conseigo executá-lo, compilar, editar e executar meus programas dentro dele normamalmente mas, quando saio do NetBeans e vou pra janela de console e digito java ou javac, mesmo dentro do javahome, diz simplismente que o comando não existe. Fiz exatamente como no tutorial disponibilizado aqui no site mas não deu certo. Se alguém já passou por isso, pode me ajudar? Desde já agradeço. :slight_smile:

acho que sua assinatura está com um erro de digitação

editado: agora sim está ok :smiley:

Você precisa colocar o diretório onde foi instalado o J2SDK na variável de ambiente PATH.

[]'s

Cara veirifica as variáveis de ambiente . Quando colocar o diretório do SDK na variável path, esta tem que ser a primeira da lista

Para “setar” as variáveis de ambiente faça o seguinte:

• se torne root
    $ su
  • digite a senha root
  • vá ao diretório /etc/profile.d
    $ cd /etc/profile.d
  • crie um arquivo chamado java.sh
    $ vi java.sh
    ou
    $ emacs java.sh
    ou
    $ kwrite java.sh
    ou
    $ <o editor que você quiser>
  • digite nesse arquivo:
JAVA_HOME="caminho ate o diretorio j2sdk1.4.0 (ou a versao estiver aí)"
PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin
  • salve o arquivo e saia do editor
  • torne o arquivo java.sh executavel
    $ chmod a+x java.sh
  • tudo pronto, abra outro termina e digite “javac” se tudo estiver certo
    será exibido uma série de opções.

Bom eu acho que é isso (se não esqueci de nada), caso tenha esqucido me avisem por favor.

Até mais.

Dica de Linux:
Quando você está com o usuário root normalmente o diretório atual não é adicionado ao path. Portanto, para executar um arquivo que esteja no diretório corrente coloque ./ antes.
Ex.: ./java

Qualquer coisa manda sua senha de root, seu ip, e outras informações q nós ajudamos! :twisted:

Brincadeira! 8)

:smiley: Aí galera, as dicas do mauricio deram certo! VAleu a ajuda de todos! :bday:

Quanto ao meu ip, e senha do root, pode ficar tranquilo Betinhum que eu postarei amanhã! Valeu! 8)

Vou ficar esperando! hauehiuehaiuea :lol:

Agradeço a ajuda da galera tbm, tinha um (futuro membro)amigo meu com o mesmo problema! :wink: