Problemas com java.sql.Date

Oi, pessoal eu estou desenvolvendo uma aplicação web com jsp e servlets.

Eu, recentemente acabei de implementar a parte de cadastro de funcionários, eu estava tendo problemas com a conversão de datas, pq na minha classe básica eu coloquei a data do nascimento do funcionário, o tipo Date do pacote java.util. Mas quando eu cheguei na parte de repositório de dados eu fui obrigado a fazer o cast, só que ficava dando erro, pois a classe Date do pacote java.util, não é compatível com a classe Date do pacote java.sql…
Eu criei um tópico aqui, e o pessoal me ajudou, agora tá funcionando direitinho, mas quando eu fui olhar no banco, ele inseriu a data errada, não inseriu a data que eu digitei no form.

Bom na camada de repositório de dados eu estava codificando assim:

//smt é um preparedStatement
    smt.setDate(1, (java.sql.Date)funcionario.getDataNascimento());//essa linha de código dava erro de cast pois não pertencem a mesma árvore de herança.

depois eu comecei a codificar assim.

smt.setDate(1, new java.sql.Date(funcionario.getDataNascimento().getTime()));//aqui deu tudo certo.

ele compila, e incluí direitinho, mas quando eu fui ver no banco, tinha a seguinte data: 1970-01-01, só que eu tinha digitado assim. 01-02-2006, eu gostaria de saber se existe, alguma maneira de reverter essa situação. Pois esse projeto é um protótipo para outros projetos que eu pretendo desenvolver em Java. Eu quero que a data venha no formato DD/MM/AAAA e não AAAA/MM/DD. existe algum outro método que faça isso?

Espero que eu tenha sido claro, se alguém não entender deixe uma mensagem, que eu terei o maior prazer de explicar. Não é complicado não, mas só que não sei como fazer.