Problemas com JComboBox

Opa! Tenho um jcombobox que faz uma listagem de uns parâmetros mas só que se não houver tal parâmetro o user pode editar, gostaria de saber como faço para validar tal

[code]

if(jComboResposta.getSelectedIndex() == -1){
Dialogo.ShowMessageAviso(jComboResposta.getSelectedItem().toString());
if(jComboResposta.getSelectedItem().toString().compareTo("")==0){
Dialogo.ShowMessageAviso(jComboResposta.getSelectedItem().toString());
validacao = validacao+"\t uma Resposta\n";
error = true;
}
}[/code]

no primeiro IF eu capturo se o user não selecionou nenhum parâmetro, ocorre quando o user vai digitar o parâmetro que ele quer, no segundo eu tento pegar o que o usuário colocou mas nesse ponto ocorre nullpointexception, por justamente não ter nada.
Poderiam me ajudar nisso ae?! :smiley:
Vlw!

hehe ainda não consegui resolver essa parada! :roll:
alguém?!

olá!

Está dando erro porque vc está dizendo pro programa “Se o item selecionado == -1” (ou seja, não tem nada selecionado), então pegue o texo do que está selecionado.

No primeiro if o programa não pode chamar o getSelectedItem().toString() porque não tem jeito de vc pegar um valor de um índice negativo.

Tenta fazer diferente…

certo, era isso mesmo q eu tava pensando q tava errado :stuck_out_tongue:
mas como então posso fazer essa validação?
no evento de saida do combobox adicionar o que o usuário escreveu, se tiver escrito alguma coisa? Mas ai vou cair no problema de verificar se ele escreveu alguma coisa, que recai sobre o que eu estou fazendo nesse primeiro codigo…
:?
ideias? :smiley:

[quote=N3kr0N]certo, era isso mesmo q eu tava pensando q tava errado :stuck_out_tongue:
mas como então posso fazer essa validação?
no evento de saida do combobox adicionar o que o usuário escreveu, se tiver escrito alguma coisa? Mas ai vou cair no problema de verificar se ele escreveu alguma coisa, que recai sobre o que eu estou fazendo nesse primeiro codigo…
:?
ideias? :smiley: [/quote]

Tenta me explicar certinho o que exatamente vc quer fazer quando o user sair do combobox

Olá Elisangela! Vlw pela ajuda :slight_smile:
Eh… vou popular esse jcombobox a partir de um serviço, mas não necessariamente ele vai ter tudo que o usuário quiser, se tiver algum item que o usuário quer mas não tem ele simplesmente vai adiciona editando o jcombobox, o que eu quero é o que? Se o usuário não selecionar nada e simplesmente digitar uma informação, como eu vou conseguir verificar se alguma informação foi informada nesse campo?

[quote=N3kr0N]Olá Elisangela! Vlw pela ajuda :slight_smile:
Eh… vou popular esse jcombobox a partir de um serviço, mas não necessariamente ele vai ter tudo que o usuário quiser, se tiver algum item que o usuário quer mas não tem ele simplesmente vai adiciona editando o jcombobox, o que eu quero é o que? Se o usuário não selecionar nada e simplesmente digitar uma informação, como eu vou conseguir verificar se alguma informação foi informada nesse campo?[/quote]

Para vc verificar se alguma coisa foi informado no JComboBox:

a variável s sera “” se não tiver nada selecionado ou será o valor que estiver no JComboBox se for informado alguma coisa.

Espero ter ajudado!