Problemas com Layout etc

Blz Pessoal?
Pessoal, estou tendo mais alguns probleminhas e gostaria de saber se poderiam me ajudar:

Gostaria de saber se existe algum componente que tenha a mesma função do JRadioButton, mas que tenha um visual(aparência) melhor?(Achei o RadioButton do Java meio esquisito)

Preciso de montar uma tela de pesquisa, mas gostaria de saber se existe alguma forma mais simples de fazer isso do que a que eu fiz(se existe algum Layout melhor ou alguma dica )?Porque além de o código fonte ter ficado grande, os componentes não estão perfeitamente organizados porcausa dos Layouts e o lance que eu precisso de usar Layout porcausa de usar tabela que tem que ser inserida em um Panel…


  JLabel lblConteudo = new JLabel("Código do funcionário");
  
 JTextField edtConteudo = new JTextField("");
 

  JButton btnConfirmar = new JButton("Confirmar");
  btnConfirmar.setBounds(new Rectangle(10, 87, 60, 13));  

  JButton btnCancelar = new JButton("Cancelar");
  btnCancelar.setBounds(new Rectangle(30, 50, 60, 13));  

  JRadioButton radCod = new JRadioButton("Código");
  JRadioButton radNome = new JRadioButton("Nome");

  //Create the scroll pane and add the table to it.
  JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(Tabela);

  JPanel PainelPrincipal= new JPanel(new GridLayout(2,1));
  JPanel PainelInteriorDeCima= new JPanel(new BorderLayout());           
  JPanel PainelBotoes= new JPanel(new GridLayout(1,0));//1 Linha e Colunas infinitas          
  JPanel PainelEdtLblPanelRad= new JPanel(new BorderLayout());//1 Linha e Colunas infinitas            
  JPanel PainelEdtLbl= new JPanel(new GridLayout(1,0));//1 Linha e Colunas infinitas           
  JPanel PainelRad=new JPanel(new GridLayout(1,0));

  PainelBotoes.add(btnConfirmar);
  PainelBotoes.add(btnCancelar); 

  PainelRad.add(radCod);
  PainelRad.add(radNome);

  PainelEdtLbl.add(lblConteudo);
  PainelEdtLbl.add(edtConteudo);

  PainelEdtLblPanelRad.add(PainelRad,BorderLayout.NORTH);
  PainelEdtLblPanelRad.add(PainelEdtLbl,BorderLayout.SOUTH);
 
  PainelInteriorDeCima.add(PainelBotoes,BorderLayout.NORTH);
  PainelInteriorDeCima.add(PainelEdtLblPanelRad,BorderLayout.CENTER);
 
  PainelPrincipal.add(PainelInteriorDeCima);
  PainelPrincipal.add(scrollPane);

Outra coisa é que eu gostaria de colocar metade da minha tela branca(Espaço do scrollPane) e metade cinza(Espaço do PainelInteriorDeCima), tentei até colocar toda uma frame de branco , mas não deu, porque ela é pintada de branco e logo depois volta pra cinza, alguém sabe se tem como fazer isso?

Valeu mesmo pela força galera,

Raphael C.

porque vc nao usa ferramentas que facilitam o trabalho em vez de fazer na mao. tem o eclipse e o jbuilder. vc faz tudo com o mouse.

Valeu pela dica amigo.