Problemas com leitura de arquivo

3 respostas
T
Olá pessoal como vão? Estava tentando fazer um pequeno exercício usando as classes de leitura de arquivo, mas estou tendo um problema que não consegui identificar. Segue o código:
public class TestaIO {

/**
     * @param args the command line arguments
     */
    public static void main(String[] args) throws IOException {
        InputStream is = new FileInputStream("arquivo.txt");
        InputStreamReader isr = new InputStreamReader(is);
        BufferedReader br = new BufferedReader(isr);

String linha = br.readLine();

while(linha != null){
            System.out.println(linha);
            linha = br.readLine();
        }

br.close();
    }

}

Quando tento executar dá o erro:
Exception in thread "main" java.io.FileNotFoundException: arquivo.txt (O sistema não pode encontrar o arquivo especificado)

Esse arquivo foi criado dentro do próprio NetBeans, no caso. Já tinha feito isso uma vez e não me lembro de ter que mexer na localização do arquivo já que utilizei o próprio NetBeans para criá-lo.

Obrigado desde já.

3 Respostas

viniciusfaleiro

pra funcionar esse arquivo vai ter q estar dentro da pasta do projeto… por exemplo… c:\documments and settings\usuario\meus documentos\netbeans projects\seu projeto\arquivo.txt … Senão, passa o caminho inteiro…

T

Obrigado Vinicius era isso mesmo.

M

Só complementando: é possível usar caminhos relativos, mas é preciso tomar cuidado pois eles irão depender do diretório de trabalho atual (de onde o comando java foi chamado).

E sempre que for trabalhar com arquivos, prefira usar a barra comum ( / ) a usar a barra invertida ( \ ) mesmo no Windows (isso dá maior compatibilidade entre sistemas e evita possíveis problemas de escape de caracteres).

Criado 17 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 18 de fev. de 2010
Respostas 3
Participantes 3