Problemas com <jsp:useBean>

Olá:

Estou rodando um sistema com JBoss + Tomcat. Numa página JSP crio um bean (um ArrayList) da seguinte forma:

<jsp:useBean id="listAddresses" class="java.util.ArrayList">
<%
org.jboss.logging.Logger.getLogger("_jspService").info(listAddresses);
org.jboss.logging.Logger.getLogger("_jspService").info("vazia? " + listAddresses.isEmpty());%>
<% listAddresses.addAll(bean.getAddress()); %>
</jsp:useBean>
<%
Collection addressCollection = bean.getAddress(); //capturando addresses
%>

A página aparece “qubrada”. No Prompt do JBosss aparece a seguinte mensagem de erro:

Qual seria o NullPointer? Se fosse listAddresses, as mensagens de erro não seriam impressas. Além disso quando comento o bloco <jsp:useBean> Não acontece erros. Isso indica que o método bean.getAddress() não retorna null. Em outros trechos da mesma coisa faço coisa parecida: crio um Bean ArrayList e depois o preencho com um addAll() e não há problemas. Logo o que há de errado? :frowning:

Grato,

Descobiri o problema. bean.getAddress() estava retornando null. E, de acordo com a especificação de AbstractCollection (da qual ArrayList deriva) é disparada uma NullPointerException quando recebe uma Collection null. Portanto foi falha minha. :oops:

rafael tente achar primeiro esse NullpointerException e depois siga para o proximo procedimento!! vc deve estar passando algo nulo pra ele só pode ser isso valeu!!! depois me avisa e vejo se posso te ajudar de outra forma!!!

eu nao vi atua mensagm antes falha minha agora
[]s
leo