O sistema da empresa onde eu trabalho roda com Tomcat 5.0 e MySQL. Nesta semana passou a funcionar no mesmo servidor (Windows 2003) um sistema em IIS e MS SQL Server. Apesar desse sistema no IIS consumir pouquíssimos recursos da máquina, o desempenho do nosso sistema caiu sensivelmente. Alguém sabe se existe algum problema em rodar MySQL e MS SQL Server na mesma máquina?
[quote]um sistema em IIS e MS SQL Server. Apesar desse sistema no IIS consumir pouquíssimos recursos da máquina[/quote]Humm…duvido, mais vc. não deu caracteristicas de sua infra de hardware e software.
Eu tb acho estranho, mas resolvi perguntar mesmo assim. Não mencionei o hardware por acreditar que não tem relação, mas de qualquer forma é uma máquina Dell Pentium D (acho q 3GHz) com 1 GB de memória. Se alguém quiser saber mais algo só falar.
Eu não sei se vc quis ressaltar a parte do IIS… realmente, ele está consumindo pouca memória, até pq é um sistema pouco usado até o momento. O nosso, ao contrário, é bastante utilizado.
Vc. pode ter vários SGBD na mesma máquina servidora agora pessa para o Adm. de rede rever o que ele fez ao criar o AD, services, processos, tracerts e se tiver firewall verificar as configurações.
[quote]1 GB de memória[/quote] Isso é só para o Windows 2003 né …
Hoje pudemos desabilitar este sistema e fazer um teste, realmente, o tempo para carregar uma determinada tela caiu pela metade. Vamos continuar analisando, se alguém souber de alguma coisa não deixe de postar.
abraços!
ps: realmente, 1GB é pouco, é provável que futuramente seja feito um upgrade, mas o fato é que ele estava rápido mesmo assim.
Olá,
Desculpe mais se vc. usar como servidor um "HP Proliant ML370 G5 Xeon 5140 Dual Core 2.33GHz/4MB/1333MHz 2GB " ou algo similar teus problemas acabarão, pois ai sim estaremos falando de um equipamento para SMB com um custo bem baixo e de alta performance.
Já tive oportunidade de usari um desses com processador Xeon + 1GB e com alguns recursos extras e posso te garantir somente serviu para desenvolvimento e testes .
Eu realmente não entendi o que vc quis dizer, o fato é que um sistema que utiliza bem os recursos da máquina rodava rápido até o momento que um outro sistema, que utiliza poucos recursos, começou a rodar. De qualquer forma te agradeço por ter utilizado seu tempo tentando me ajudar.
1 GB é pouco para rodar 2 bancos e 2 web servers. O Java é notoriamente conhecido por gastar memória à vontade; e para completar você pôs o MySQL.
Mesmo que eles não estejam fazendo absolutamente nada, eles não deixam o Windows reservar a memória livre para o cache de disco, e então seu sistema original (MS SQL Server + IIS) vai ficar uma carroça porque o MS SQL Server vai trabalhar com muito menos memória e ficar muito mais lento.
[quote=thingol]1 GB é pouco para rodar 2 bancos e 2 web servers. O Java é notoriamente conhecido por gastar memória à vontade; e para completar você pôs o MySQL.
Mesmo que eles não estejam fazendo absolutamente nada, eles não deixam o Windows reservar a memória livre para o cache de disco, e então seu sistema original (MS SQL Server + IIS) vai ficar uma carroça porque o MS SQL Server vai trabalhar com muito menos memória e ficar muito mais lento. [/quote]
Humm, bem observado… só uma correção, talvez eu não tenha explicado direito… o sistema original é o MySQL + Tomcat, o pesado. O que entrou depois foi o MS SQL Server + IIS, leve.
Para começar você colocou no servidor mais dois escutadores de porta, o IIS e o MSSQLServer;
O MSSQLServer é um comedor de momória (o Janelas, então, nem se fala). Depois que ele aloca a memória ele não solta mais;
O MSSqlServer como qualquer servidor de backup faz logo um cache (se bem que não tão punk como o Oracle) da requisição feita, pois ele não sabe que vai ser pouco acessado dali em diante;