Familia GUJ estou apanhando como um doido do classpath no “Windows Me” parece simplismente que o viadinho não seta :shock: , ou estou navalhando em algum lugar que eu não sei. Olhem como esta o Autoexec.bat do Bendito e veem se tem algo de errado:
SET PATH=C:ARQUIV~1BORLANDCBUILD~1BIN;C:ARQUIV~1BORLANDCBUILD~1PROJECTSBPL;C:WINDOWS;C:WINDOWSCOMMAND
SET COMSPEC=C:WINDOWSCOMMAND.COM
SET windir=C:WINDOWS
SET winbootdir=C:WINDOWS
SET PROMPT=$p$g
SET TEMP=C:WINDOWSTEMP
SET TMP=C:WINDOWSTEMP
SET CLASSPATH=.;C:classesmysql-connector-java-2.0.14-bin.jar
Meu, nao tem muita coisa setada ai nao?? eu usei a um tempo atras o java em um windows 98, sem BD, e tinha duas linhas…nao me lembro direito, mas se caso nao conseguir reoslver seu problema, procuro e te mando a linha aqui ok? mas com certeza aquelas linhas setadas estao com erro mesmo, pois nunca vi nada parecido com aquilo para setar classpath em java. Sei que no win 2000 eh super simples setar as variaveis…
Ate
Bani
Ele está dando problema em qualquer classe, sendo que você não está conseguindo rodar absolutamente nada, ou só nessa do MySQL?
E por esse seu Path está parecendo que você está tentando usar o JBuilder. Ele tem um classpath específico por projeto, então o correto seria setar dentro dele também.
anjomal
Ta dando pau em tudo !!! ele simplismente ignora o classpath !!! e eu estou usando o ECLIPSE, mais quando por exemplo vou rodar minha aplicação fora do ambiente de desenvolvimento ela não consegue ver o MYSQL e nem as classes do diretorio atual “.” não sei pq mais o ME não esta aceitando o SET CLASSPATH, sera que e case sensitive ? sera que tem de ser set classpath em minusculas ? nada haver né !!!
valew estou aqui na luta !!!
t+
Bani
Qual é a Exception que está dando?
É realmente classnotfound?
E sobre ser case sensitive, acho que não, e eu sempre usei em maisúsculas mesmo.
anjomal
E classe not found mesmo, ele não acha o caminho para as classes
Muito estranho !!!
:shock:
Valew
Bani
Abre uma janela do DOS, seta o classpath diretamente nela, e tenta rodar o seu programa nela também.
Isso deveria funcionar…
IvoD
“anjomal”:
SET PATH=C:ARQUIV~1BORLANDCBUILD~1BIN;C:ARQUIV~1BORLANDCBUILD~1PROJECTSBPL;C:WINDOWS;C:WINDOWSCOMMAND
SET COMSPEC=C:WINDOWSCOMMAND.COM
SET windir=C:WINDOWS
SET winbootdir=C:WINDOWS
SET PROMPT=$p$g
SET TEMP=C:WINDOWSTEMP
SET TMP=C:WINDOWSTEMP
SET CLASSPATH=.;C:classesmysql-connector-java-2.0.14-bin.jar
Valuew t+
:D
Caro,
use o seguinte no final de seu arquivo de autoexec
SET JAVA_HOME=C:/PASTADOJDK
SET PATH=%PATH%;%JAVA_HOME%/BIN
ae vai funcionar legal…
e se vc tiver tem q usar outro jar… no eclipse tem como colocar mais libs… veja la. em propriedades do projeto/libraries/ em add jar…
acho q ja ajuda…
t+ boa sorte
anjomal
Isso eu ja fiz no eclipse quando estou dentro do ambiente de desenvolvimento rada legal o problema e quando tento executar o compilado fora entendeu !!!
Valew t+
Bani
Vale lembrar também que o nome da classe é case-sensitive… java Teste e java teste são coisas diferentes.
IvoD
“anjomal”:
Isso eu ja fiz no eclipse quando estou dentro do ambiente de desenvolvimento rada legal o problema e quando tento executar o compilado fora entendeu !!!
Valew t+
blz… entao qual e o erro???
no prompt tente rorar java -version e veja se sai alguma coisa…
se sair a versao entao ta tudo belezinha…
se nao…
o path nao esta apontando para o diretorio do java / bin
veja o artigo sobre classpath no site. ele vai poder te ajudar mais…
manda ae o erro que esta acontecendo
anjomal
Galera o erro que da ao executar meu programa e esse e eu não estou entendendo :shock: pq java -version esta rodando legal!!!
Parece que muita gente tem tido problemas com o ME. Não é à toa. O ME foi o pior SO da Microsoft. Se você puder, tente o Win2K professional. Muito legal mesmo.
Bani
Esse erro não costuma ser de classpath. Muitas vezes dá NoClassDefFoundError quando o nome da classe declarada está diferente do nome do arquivo, então recomendo que você cheque o diretório/package em que está o arquivo/classe, pois o erro diz que o que ele não encontrou foi o “la/Main”.
Em último caso, tente trocar o nome da classe… talvez por algum estranho motivo tenha algum bug com o nome “Main” na sua versão da JVM (bem improvável, mas sempre é uma idéia).
Quanto a versões do Windows, também acho o ME o pior de todos, e o 2000 muito bom, mas caso você queira poupar um pouco de memória, coloque o XP, que é muito bom também (para os padrões Windows, claro), pois ele utiliza o kernel do 2k e consome menos memória.
anjomal
Não o nome da Classe esta identico arquivo Main.java classe Main não acho que seja um bug do J2SDK1.4 pois quando executo o mesmo projeto no eclipse ele roda sem problemas e quanto a trocar de Windows não resolveria pois possuo muitos cliente com essa porcaria :evil: então por issso que estou nessa luta.
Valuew …
t+
Bani
Ok, agora eu finalmente e decididamente descobri o problema
Se a classe está em um package, você não pode simplesmente entrar no diretório em que está a classe e tentar executá-la de lá, porque aí ele estaria procurando em um caminho relativo… é como se ele estivesse procurando o diretório la dentro do próprio diretório la.
Você pode deixar a classe com o método main fora de qualquer package, ou então executar da seguinte forma, estando no diretório acima do la: