Problemas com o mysql + NetBeans

Amigos estou encontrando dificuldade para acessar um banco de dados pelo NetBeans 5.5.1. Eu ja adicionei o driver para o mysql e quando eu conecto ele manualmente, ou seja, eu clico no nome do driver e dou um connect, ele funciona mas se eu tento conectar por um código em java ele gera essa excessão:
Exception in thread “main” java.lang.ClassNotFoundException: com.mysql.jdbc.Driver

Mas se eu tento executar o mesmo código no eclipse, funciona sem problemas. O código é só isso

import java.sql.*;
public class TT
{
public static void main(String[] args) throws Exception
{
Class.forName(“com.mysql.jdbc.Driver”);
}
}

Será que alguém pode me ajudar??

Olá

É que você adicionou/configurou o driver no lugar errado.
O NetBeans tem suporte para você fazer suas queries, ver tabelas, etc dentro da IDE (foi o que você fez), mas para trabalhar com o driver em um projeto onde vc mesmo lida com o driver é um pouco diferente.

Na estrutura do seu projeto, note que existe uma pasta chamada Libraries/Bibliotecas. É nele que você deve inserir seu driver. Para fazer isso existem 3 formas, sendo que eu recomento a de criar sua própria biblioteca e depois inserir lá.

Para criar a biblioteca basta usar o Library Manager/Genenciador de Biblioteca, que é encontrado no menu Tools/Ferramentas. O processo de criação é simples, bastando dar um nome a mesma e apontar o seu conteúdo (classes, docs e fontes - docs e fontes opcional). Depois de criada, basta vc clicar na pastinha das bibliotecas com o botão direito, escolher “Add Library”, um diálogo vai aparecer com a listagem das suas bibliotecas. Vc escolhe a do MySQL e clica em adicionar.

Agora quando vc der o build de seu projeto, o(s) .jar associado(s) com seu projeto (das bibliotecas) serão copiados tbm e incluídos no manifest.mf.

Tenta fazer ai, qualquer dúvida posta de novo.

Até mais!

você deve adicionar o .jar através do netbeans fazendo os seguintes passos:

na tab projects onde você acessa seu codigo de fonte possui uma pasta chamada libraries click com botao direito sobre ela e escolha a opção add jar/folder e adicione o mysql.jar
flwsss

Po galera, funcionou aqui, valeu mesmo vocês salvaram o resto da minha madruga. Abração