Problemas com o Spring e rmi

Bom dia galera, estou com o seguinte problema.

Tenho uma aplicação java, que carrega pra mim um sistema, banco de dados, e essa aplicação tem todas as classes usadas pelo meu sistema. Essa aplicação disponibiliza alguns beans por rmi, na porta 1099.

Consigo subir essa aplicação sem problemas e sem nenhum erro. Separadamente, tenho uma aplicação web, com spring framework, que tenta instanciar alguns benas por rmi. Meu problema acontece aqui.

O erro apresentado é o ClassNotFoundException, de uma classe que existe na aplicação. Inclusive, se tento pelo eclipse instanciar essa classe na aplicação ela ta lá.

Já tentei no aplicationContext tirar esse bean, mas quando tiro ele dá problema em outros beans. A impressão que tenho é que o serviço no rmi não está disponível, mas como não manjo muito de spring não sei como resolver isso.

Já tentei desligar o firewall, e ocorre o msm erro.

Tem alguma maneira de eu testar a conexão rmi? Ou alguém tem idéia do que pode estar acontecendo?

Desde já agradeço e até.

Primeiro faça um teste qualquer com o RMI pra ver se o problema é sua aplicação ou alguma configuração de rede.
Não entendi o trecho " Tenho uma aplicação java, que carrega pra mim um sistema, banco de dados, e essa aplicação tem todas as classes usadas pelo meu sistema. Essa aplicação disponibiliza alguns beans por rmi, na porta 1099. "

Você tem uma aplicação que carrega outra? Você tem uma aplicação que acessa outra via RMI? O que é exatamente? E por que não usar EJB, que tem integração com RMI?

Então Fábio, na verdade quando eu entrei no projeto as aplicações já existiam. Se eu fosse construir as aplicações, com certeza usaria ejb. São duas aplicações separadas, uma que chamamos de server, e a outra que é a web. A server que carrega os beans por rmi e disponibiliza na porta 1099, e através do spring na aplicação web precisa instanciar esses beans. Vou tentar testar o RMI e se tiver alguma outra dica seria bem vinda. Até