Problemas com <p:dialog modal="true"> do primefaces [Resolvido]

Boa noite a todos, tenho a seguinte situação: defini um p:dialog em minha página xhtml, para edição de fornecedores porém quando o dialog abre a função do modal bloqueia toda a página, incluindo a popup do dialog, impossibilitando de realizar qualquer operação do meu sistema e o mesmo acontece com o modal para exibir um .gif de loading. Alguém já passou por isto e sabe como resolver este problema? Porque eu preciso de usar a função modal=true do componente porém da forma que está não vai ser possível.

Segue a parte relevante do código reduzido, já que removi alguns campos do form para diminuir o código e facilitar a leitura. O meu problema se encontra nas linhas 14 e 58, que são as lnhas aonde estão definidos os dialog.

[code]<?xml version='1.0' encoding='UTF-8' ?>

<ui:composition template="/paginas/principais/principal.xhtml">	
	<ui:define name="conteudo">
		<!-- INÍCIO DA TAB DE EDIÇÃO -->
		<h:form id="pesquisar">
			<p:panel id="painelBusca" header="Buscar por" toggleable="true">		
	  			<p:dialog id="dialogo" header="Aguarde..." modal="true" widgetVar="saveDialog" closable="false" height="100" width="60" 
					resizable="false">
					<p:ajaxStatus style="width:16px;height:16px; position: center;">
						<f:facet name="start">
							<h:graphicImage value="/imagens/loading.gif" style="position: center;"/>
						</f:facet>					
					</p:ajaxStatus>
				</p:dialog>				
				<p:messages id="mensagensBusca"/>
				<h:panelGrid columns="4" cellpadding="2">
					<h:outputLabel value="Nome: "/>
					<h:outputLabel value="CPF/CNPJ: "/>
					<h:outputLabel value="Atividade: "/>
					<h:outputLabel value=""/>
					<p:inputText id="editForNome" maxlength="50" size="35" value="#{fornecedorMB.nomeArg}"/>
					<p:inputText id="editForCpfCnpj" maxlength="20" size="20" value="#{fornecedorMB.cpfCnpjArg}" converterMessage="Informe somente números no campo CPF/CNPJ!"/>
				  	<h:selectOneMenu value="#{fornecedorMB.atividade}">
						<f:selectItems value="#{atividadeMB.listaAtividades}" var="atv" noSelectionValue="Selecione" itemLabel="#{atv.descricao}" itemValue="#{atividadeMB.atividade.idAtividade}"/>
						<f:converter converterId="cvtAtividade"/>
					</h:selectOneMenu>
					<p:commandButton value="Pesquisar" image="ui-icon ui-icon-search" id="btPesquisar" actionListener="#{fornecedorMB.pesquisar}" update="listar, mensagensBusca" 
						onclick="saveDialog.show()" oncomplete="saveDialog.hide()"/>
				</h:panelGrid>										
			</p:panel><!-- /painelBusca -->
		</h:form>	
		<h:form id="listar">
				<p:dataTable id="listaFornecedores" var="fornecedor" value="#{fornecedorMB.listaFornecedores}" rendered="#{fornecedorMB.acaoPesquisar eq true}" 
				paginator="true" rows="15" >
					<f:facet name="header">
						Lista de fornecedores cadastrados
					<p:column headerText="Nome" sortBy="#{fornecedor.pessoa.nome}" filterBy="#{fornecedor.pessoa.nome}">
						<h:outputText value="#{fornecedor.pessoa.nome}"/>
					</p:column>					
					<!-- DEMAIS CAMPOS -->
			        <p:column headerText="Editar" style="width:32px">
			            <p:commandButton image="ui-icon ui-icon-pencil" action="#{fornecedorMB.editar}" onclick="editarDialog.show()">
			                <f:setPropertyActionListener value="#{fornecedor}" target="#{fornecedorMB.fornecedorSelecionado}" />
			            </p:commandButton>
			        </p:column>				         
				</p:dataTable><!-- /listaFornecedores -->
		</h:form>

<h:form id="formEditar">
			<p:dialog id="editarDialog" header="Editar fornecedor" modal="false" widgetVar="editarDialog" >
				<p:messages id="mensagens" />			
				<p:outputPanel id="panelEditar">
					<p:dialog id="dialogo" header="Aguarde..." modal="true" widgetVar="loadDialog" closable="false" height="100" width="60" 
						resizable="false">
						<p:ajaxStatus style="width:16px;height:16px; position: center;">
							<f:facet name="start">
								<h:graphicImage value="/imagens/loading.gif" style="position: center;"/>
						</p:ajaxStatus>
					</p:dialog>
					<h:panelGrid columns="4" cellpadding="2" >
						<h:outputLabel value="Nome"/>
					<!-- DEMAIS CAMPOS DO FORM -->
				</p:outputPanel><!-- /panelEditar -->
			</p:dialog><!-- /dialogEditar -->
		</h:form><!-- /formEditar -->
	</ui:define>
</ui:composition>
[/code]
1 curtida

Faz o seguinte, coloca o seu dialog dentro do form que chama a funcao, assim voce nao tera execucao duplicada e nem vai ter problema com a renderizacao do componente. Isso possivelmente ja vai te ajudar. Se o erro persistir poste o resultado.

Fiz o que vc recomendou andre porém não resolveu o problema, tanto os dialogs de loading continuam escondidos atrás do efeito modal como o de edição do fornecedor!

Continuo com este problema alguém tem alguma solução?

Estou na mesma situação que você… Descobriu?

Abraço !!!

Iii continua sendo um mistério, já tentei várias soluções mas não deu em nada por enquanto. Tirei o modal, depois vou tentar criar o dialog usando o jquery mesmo, é uma solução.

Ola amigo tenta por no dialog a propriedade appendToBody=“true”

Abraços

éé eu já fiz essa tentativa tbm, e em algumas ocasioes até achei ter resolvido o problema, mas de fato eu devo ter algo a mais pq continua com o bug. Deve ser algo relacionado ao facelets não sei ao certo ainda! obrigado pela ajuda de qualquer forma

Isso funcionou…
Já estava achando estranho, vários posts antigos relatando o problema e não haver nenhuma solução. rs…

Obrigado pela colaboração!!!

Eu uso o Facelets também, inclusive com <p:layout> no meu template e no meu caso funfou com a dica do nosso amigo.
quando diz que em algumas ocasiões funcionou, quis dizer que exatamente onde usa facelets que não rolou?

abraço

De fato não me lembro em que caso tive problemas ao utilizar appendToBody=“true” porém considero esta uma situação válida até porquê ela está funcionando em alguns outros casos de uso que implementei.

Amigos, no meu caso funcionou porém notei que os efeitos showEffect=“fade” hideEffect=“explode” não funcionam.

Estou com um problema parecido…
Quando uso o appendToBody=true não consigo executar minha action.

Eu estava com o mesmo problema… Utilizei o appendToBody e a action do commandButton também parou de ser executada. Alguém mais passou por isso?

Alguém conseguiu resolver esse problema sem colocar a propriedade ‘appendToBody=“true”’?

Eu usei appendTo="@(body)" e não teve nenhum bug

1 curtida

Somente… Achei e resolveu o meu caso

appendTo="@(body)"
3 curtidas