Problemas com refresh

Tenho uma pagina JSP que chama um BEAN para inserir dados em um BD, OK.

Mas quando dou refresh na tela, mesmo sem dados nos campos, os valores sao novamente inseridos.

O que se faz neste caso, tentei usar um campo hidden para determinar a a operacao para o Bean, nas nao adiantou e tentei tambem usar javascript para dar o submit, mas nada… continua a inserir novamente quando dou refresh…

O que devo fazer?

Desde ja agradeco a ajuda…

E aí hivaj, seta no teu JSP para ele não ser armazenado em CACHE.

Acho que pode solucionar.

Coloque uma primary key no banco de dados impedindo o mesmo item de ser cadastrado duas vezes, e/ou faça isso na camada de controle (vc está usando MVC, não está? :D)

cv, é que que estou apenas estudando, e fiz um pequeno exemplo…
Nao criei chave para tabela, e tambem nao estou usando MVC. Eu sei que está errado :oops: , é que como eu tinha terminado um pequeno exemplo e me deparei com esta situacao, fiquei curioso para saber como solucionaria o mesmo. Agora, criando a chave e desenvolvendo no pattern MVC, eu não terei este problema, ou preciso fazer um tratamento?
E neste pequeno e simples exemplo, como eu faria para não acontecer mais isto?

Desde agradeco a sua ajuda, obrigado.

Desenvolver com MVC, por si soh, nao resolve o problema, mas pelo menos te da um lugar central pra colocar essa logica. Mas, mesmo sem MVC ou PKs, vc pode evitar cadastrar duas vezes simplesmente checando no banco se aquela informacao existe antes de cadastra-la de novo.