Problemas com Relacionamento (Lista)

Eu aqui novamente…

Estou com um problema.

Tenho uma classe que tenho 3 listas, todas funcionam perfeitamente. Precisei criar a quarta lista e está me dando muita dor de cabeça. Parece que esotu pecando em algo incrivelmente besta, ma ainda não descobri o que é.
Li as documentações do Hibernate, entretanto não consegui resolver meu problema.

Bom, vamos aos dados.

O XML de minha Classe o qual tenho a lista;

    <set cascade="save-update" inverse="true" lazy="true" name="listaContratos">
        <key column="id" />
        <one-to-many class="br.com.mcluck.noiva.sites.Contrato"/>
    </set>

Meu XML de minha classe Contrato, referida no Set da Classe Noivos (do XML citado acima):

<many-to-one name="noivos" class="br.com.mcluck.noiva.sites.Noivos" cascade="all" fetch="join" update="true" insert="true" lazy="no-proxy" column="idnoivos" />

Este XML eu refiz de acordo com o que li na documentação do Hibernate, mas parece que entendi mau. Normalmente, faria assim (e funcionaria, pois como disse, tem outros 3 Sets na mesma classe e funcionam desta forma):

<many-to-one class="br.com.mcluck.noiva.sites.Noivos" column="idnoivos" name="noivos" lazy="proxy" />

Pelo que li na Documentação, poderia usar true nos lazys. Para que a lista seja carregada apenas quando solicitada, entretanto, se coloco true, o Hibernate falha no carregamento.

Da forma como está agora, está me dando o velho erro de tentativa de carregar uma coleção com uma sessão finalizada:

org.hibernate.LazyInitializationException: failed to lazily initialize a collection of role: br.com.mcluck.noiva.sites.Noivos.listaContratos, no session or session was closed

Sei que para quem tem experiência, o problema deve estar na cara, mas não tenho tanta experiência com Hibernate. Aprendo conforme uso e preciso.

Preciso de ajuda com isto, mas peço que sejam o mais detalhado possível, pois, como já mencionei, não tenho muita experiencia com Hibernate.

Agradeço toda a atenção dispensada.

Att,

McLuck

Ola…

resolvi este problema setando esta propriedade

<prop key="hibernateFilter">org.springframework.orm.hibernate.support.OpenSessionInViewFilter</prop>

estou utilizando hibernate + spring, caso vc esteja utilizando apenas hibernate e configurando ele no arquivo hibernte.cfg, de uma pesquisa na net de como setar esta classe no arquivo hibernate.cfg.

Olá, “vdb”…

Pelo que li, isto este filtro só se aplica se estiver utilizando spring.
Minha aplicação, infelizmente não usa.
Ainda não encontrei nada que me indique como usar “OpenSessionInViewFilter” sem o spring. Estou ainda procurando, mas ainda queria entender como isto acontece. Isto é, porque os outros funcionam e este não.

Agradeço…

McLuck