Problemas com Relatórios!

Olá!

Estou com uma dúvida em relação a geração de relatórios.
Tenho um sistema em Java no qual utilizo o JasperReports pra gerar relatórios. Porém, o meu cliente quer que estes relatórios sejam customizáveis pra ele.
Por exemplo: hoje ele executa uma consulta que é exibida na tela, e gera o relatório com os campos fixos da consulta que foi exibida, ou algum outro campo a mais ou a menos no relatório, mas tudo fixo, nada editável.
Agora ele quer executar a consulta no sistema, e antes do relatório ser gerado ele quer poder selecionar quais sao os campos que serão exibidos no relatório, em qual ordem, etc, tipo arrastando e soltando, meio que “montando” um layout pro relatorio do jeito que ele quer e só depois gerar o relatório da maneira que foi montado.
Dessa forma ele poderia ter um relatório diferente sempre que quisesse, executando sempre a mesma consulta, em qualquer tela do programa.

Isso é possível? Alguem já fez e pode me dar uma luz? Obrigada!! :smiley:

A maneira mas fácil é disponibilizar para ele o jrxml, assim ele pode alterar com o IReport…

Você pode também tratar o jrxml da sua aplicação, compilar e gerar

Outra forma (e mais complicada) seria tratar isso com parâmetros, usando a opção “print when expression” dos componentes ex:
(campo cod -> print when expression -> $P{mostra_cod} == true)
(campo descricao -> print when expression -> $P{mostra_descricao} == true)

espero ter ajudado :smiley: