Boa tarde amigos Javamens…
Por favor, me ajudem, urgente…
Estou precisando urgente (por motivos de estouro de cronograma), gerar relatórios na minha aplicação, nunca tinha trabalhado com jasper antes e hoje eu criei meu primeiro relatório com a ajuda do iReport (última versão).
O relatório no iReport funcionou perfeitamente, compilou, gerou o *.jrxml, *.jasper… normal.
Estou trabalhando com a IDE 5.5 do NetBeans, desenolvendo uma aplicação desktop com swing, criei um pacote para guardar os relatórios e tudo mais.
Bom, o problema é que eu ja estou até com dor de cabeça, por não conseguir chamar através da aplicação o mesmo relatório que eu consigo visualizar no preview do iReport!!!
Ja tentei implementar todas as dicas que eu achei aquii no fórum, e nada da deu certo, talves seje pelo fato desses tópicos não serem tão recentes… pois a versão do meu jasper é 3.0.0, talves algo deve ter mudado…
Segue abaixo a minha ultima tentativa mal sucedida:
AccessDatabase aD = new AccessDatabase(); //minha conecção, ta normal....
try {
String sql = "SELECT codCliente, nome, municipio, uf, telRes FROM cliente"; //esses campos são os mesmos que foi criado no iReport
aD.consultTable(sql);
JRResultSetDataSource jrRS = new JRResultSetDataSource( aD.rS );
String pathReport ="D:\Relatorio\clientes.jasper";
/*Obs, tentei substituir esta linha pelo caminho do meu path, tambem da erro,
ai por enquanto aponto direto para o diretório onde o relatorio esta*/
JasperPrint printReport = JasperFillManager.fillReport(pathReport, null, jrRS); // a linha do debug para bem aki, nem entra no Exception...
JasperExportManager.exportReportToPdfFile(printReport, pathReport);
JasperViewer.viewReport(pathReport, false);
} catch (JRException ex) {
myCollection.reportExceptionError(ex.toString() + " Erro ao tentar abrir retatório!");
}
Pessoal, estou muito confuso, ja tentei abrir sem passar nenhuma consulta, porque pela lógica, por enquanto seria só mostrar na tela, ja que o relatorio com a sua conecção ja estão prontos!
Se alguem achar que o problema é no tal do HashMap(); , me me de uma dica de como usar isso, não vejo motivos para usar HashMap porque o xml do relatorio ja esta tudo criado…
Enfim…
Me ajudem…
Obrigado.
Thiago.