Problemas com reRender

Galera, eu tô com um probleminha com reRender… Tenho 1 a4j:commandButton que, através de um a4j:support atualiza, ao completar, uma série de campos. Sendo que eu tava tentando fazer com que ele exibisse uma mensagem, informando se a operação foi bem sucedida ou não. Acontece que toda vez que eu coloco pra atualizar essa mensagem, um a4j:status que tem na página não sai de “Aguarde…”. Coloquei também um método pra ser chamado quando completar. Esse método é chamado, porém o a4j:status não sai do “Aguarde…”. Alguem sabe do que se trata ? Estou passando a baixo o meu jsf e o método que atualiza, do meu bean.

[code]<a4j:region id=“formulario”>
<h:form>
<h:panelGrid columns=“3”>
<h:outputText value=“Login do responsável: "
styleClass=“textoNormal” />
<h:inputText id=“loginResponsavel” maxlength=“10”
value=”#{inserirReservaBean.loginResponsavel}"
styleClass=“textoNormal” required=“true” style=" width : 235px;" />
<rich:message for=“loginResponsavel” styleClass=“textoNormal” />
<h:outputText value=“Setor: " styleClass=“textoNormal” />
<h:panelGroup>
<h:selectOneMenu id=“listaDeSetores”
valueChangeListener=”#{inserirReservaBean.assinalarSelectDeSetor}"
styleClass=“textoNormal”>
<f:selectItems value="#{inserirReservaBean.listaDeSetores}" />
</h:selectOneMenu>

</h:panelGroup>
<h:outputText value=" " />
<h:outputText value=“Motivo da reserva:” styleClass=“textoNormal” />
<h:inputTextarea id=“motivoReserva”
value="#{inserirReservaBean.motivo}" rows=“4” cols=“50”
styleClass=“textoNormal” required=“true” />
<rich:message for=“motivoReserva” styleClass=“textoNormal” />
<h:outputText value=" " />
<h:panelGroup>
<a4j:commandButton id=“insereReserva” status=“status”
actionListener="#{inserirReservaBean.inserirReserva}"
value=“Ok !” styleClass=“textoNormal”>
<a4j:support event=“oncomplete”
action="#{inserirReservaBean.quandoCompletar}"
reRender=“scrollIntervalos, motivoReserva, loginResponsavel”>

</a4j:support>
</a4j:commandButton>
<a4j:status for=“formulario” id=“status”
startText=“Em andamento…” stopText=" "
startStyleClass=“textoNormal” />

					</h:panelGroup>
					<h:outputText value=" " />
					<h:outputText value=" " />
				</h:panelGrid>
			</h:form>
		</a4j:region>[/code]

public void inserirReserva(ActionEvent event) { System.out.println("CHAMADA !!"); System.out.println("Login do responsável: " + loginResponsavel); System.out.println("Código do setor escolhido: " + codigoDoSetor); if (listaDeDatas.isEmpty()) { System.out.println("1"); this.mensagemCliente = "Você não escolheu nenhum horário para reservar. Por favor, escolha e tente novamente."; } else { System.out.println("2"); try { if (fachada.cadastrarReservas(new Reservas(this.listaDeDatas, new Setor(this.codigoDoSetor), this.recurso, "", this.loginResponsavel, "", this.motivo))) { this.mensagemCliente = "Reserva efetuada com sucesso !"; this.motivo = ""; this.loginResponsavel = ""; this.listaDeDatas.clear(); System.gc(); } else { this.mensagemCliente = "Impossível inserir."; } } catch (ReservaException e) { this.mensagemCliente = "Erro no comando SQL. Por favor, informa a um administrador."; } } }

Já fiz vááários testes e nada… Acontece a mesma coisa. O mais interessante é que só sai do “Aguarde…” e a mensagem é “reRenderizada” quando a reserva (no caso, as reservas) são inseridas. Caso contrário, nada acontece (Quando dá uma exception, por exemplo).

Ninguem sabe ?? Nossa, já são muitos os meus problemas com reRender… rssrsrrssr

Alguem tem pelo menos alguma dica de como devo usa-lo ? Do que devo fazer ou não fazer pra que ele funcione corretamente ?? Já vi cara erro tosco… Tô apanhando feito !! hahhahaha

Não está aparecendo nenhum erro javascript no console do Firefox?

Outra coisa, te aconselho a ir montando a página incrementalmente, colocando os componentes um a um e ir testando… assim fica mais fácil achar a solução ou evitar cair no mesmo problemas.

Qualquer coisa vai na documentação do Richfaces, lá tem tudo que tu precisa!
Abraços e boa sorte.