Problemas com versões do Java

Galera, estou tendo problemas de compatibilidade no Java, uso a versão 7 e em razão de alguns problemas e por orientação instalei a versão 8, mas o problema continua.
A versão 7, segundo me informaram aqui no forum, está bem aquem do necessário para o que eu quero fazer, então gostaria de saber o que devo instalar exatamente.
Quero instalar a versão 10, mas estou confuso sobre o que devo instalar realmente, vejo que há abreviaturas como JDK, JRE etc e geralmente os numeros que aparecem durante a busca são java 1.5, java 1.6 e por ai vai, o que nao bate com o que vejo sendo recomendado que é Java 7, Java 8 etc.
Então a minha dúvida é: se eu quiser instalar o Java 9 por exemplo, o que devo baixar, qual JDK, qual JRE e o que mais ? ou existe um pacote com tudo e se existe, qual versão seria ? e qual versão do NetBeans é apropriada para esta versão ?

1 curtida

Vc pode optar pelas versões LTS (Long Term Support) que são as versões mais adotadas no mercado: 8, 11, 17, 21.

Porém, recomendo que instale alguma mais recente, pois acho desnecessário usar algo antigo caso seja para estudos, e vc fica mais por dentro das novidades.

Antes, havia JDK, que possui as classes usadas para desenvolvimento, e a JRE com o conjunto de classes responsáveis por executar o código compilado. Se não me engano, à partir da versão 11, a JRE não tem mais, sendo apenas JDK à partir desse ponto.

Basicamente, o JDK é pra quem vai desenvolver em Java (criar aplicações, etc). E o JRE é para rodar os programas. Sem querer ser chato, mas tem trocentos lugares na Internet que explicam isso.

Então no seu caso vc precisa do JDK. Mas como já dito em outro tópico seu, não tem porque ficar em versões tão antigas. Baixe logo a 21 e pronto.

Sobre os números das versões, são confusos mesmo. O JDK 1.7 refere-se ao Java 7. Na prática, paramos de usar a numeração 1.x, pelo menos informalmente.

E ao contrário do que foi dito acima, até hoje dá pra baixar a JRE separado do JDK. Por exemplo, na página de downloads do OpenJDK basta selecionar o “package type”.

2 curtidas

Blza, então suponhamos que eu instale o Java 11, qual versão do NetBeans seria a mais apropriada ? E meste caso, basta buscar por Java 11 la na pagina da Oracle e já vem todo esse conjunto (pacote completo, JDK, JRE etc) ? Nao vou precisar baixar mais nada ?

Veja: https://adoptium.net/

Olha o link que eu mandei antes. Lá vc escolhe a versão do Java e o package type (JDK ou JRE).

Mas como já dito, como vc quer programar em Java, precisa do JDK (e dentro dele já tem o JRE, ou seja, só precisa instalar o JDK).

Quanto ao NetBeans, vá no site dele e veja qual a versão do Java que ele suporta. Não tem segredo, tá tudo muito claro lá. Por exemplo, na página do NetBeans 20 tem o seguinte:

The Apache NetBeans 20 binary releases require JDK 11+, and officially support running on JDK 11, 17 and 21.

Ou seja, já suporta a versão mais atual (Java 21).

Obrigado

Pessoal, desinstalei tudo e baixei o NetBeans 17 com o Java 19, mas ao abrir o projeto de cara me deparei com uma tela que mostra o seguinte:

Resolve Project Problems
“dom4j-1.6.1.jar” file/folder could not be found in project
mysql-connector-java-5.1.47 file/folder could not be found in project
“JAVADB_DRIVER_LABEL” library has missing items in project

Logo abaixo ele diz:

Problem: The project uses the file/folder called “mysql-connector-java-5.1.47.jar”, but this file/folder was not found.
Solution: Click Resolve and locate the missing file/folder.

Vi aqui que as bibliotecas não foram encontradas ou coisa assim. Usei um serviço de busca automatica de CEP, WebServiceCEP.Java.

Como resolvo isso agora ?