Problemas com Web Services

pessoal, estou tendo um problema com web services…

Tenho instalado o jdk 5, e o tomcat 5. As variaveis de sistema path, classpath e java_home estao configuradas, e a variavel catalina_home tambem.

Baixei o Axis 1.4 e inseri sua pasta axis, presente em /webapps, na pasta do webapps do tomcat, tal como dizem os tutoriais. Inseri tambem 3 arquivos .jar (activation.jar, mail.jar e xmlsec-1.3.0.jar) na pasta /WEB-INF/lib lá na pasta do axis que está dentro do tomcat, e com isso, ao iniciar o axis (com um http://localhost/axis ) no navegador e clicar em no link Validation, nao sao exibidos erros na tela do axis (todas as bibliotecas necessárias estão inclusas…).

Porém, quando eu crio algum arquivo .jws contendoi alguma classe simples e coloco na pasta /axis do webapps do tomcat, e acesso esse arquivo .jws pelo browser, aparece normalmente um link para o arquivo WSDL, mas quando eu acesso esse link, aparece uma tela de erro mostrando o seguinte:

[b][color=red]
AXIS error

Sorry, something seems to have gone wrong… here are the details:

Fault - ; nested exception is:
java.lang.RuntimeException: No compiler found in your classpath! (you may need to add ‘tools.jar’)

AxisFault
faultCode: {http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/}Server.userException
faultSubcode:
faultString: java.lang.RuntimeException: No compiler found in your classpath! (you may need to add ‘tools.jar’)
faultActor:
faultNode:
faultDetail:
{http://xml.apache.org/axis/}hostname:icaro
[/color][/b]

alguem sabe como resolver isso? Esse arquivo tools.jar tem na pasta /lib dentro da raiz do JDK, mas ja tentei inseri-lo em varios lugares e nao tem adiantado :frowning:

alguem me ajude pelamordedeus!!! :roll: :roll: :roll:

olá pessoal,
resolvi o problema aqui adicionando ao classpath do tomcat o arquivo tools.jar, presente em %JAVA_HOME%\lib\tools.jar.

Para isso, fiz assim:
no monitor do tomcat que fica localizado no tray do sistema (no windowsXp aqui é assim, pelo menos…) vai em Configure clicando com o botão direito. Lá, na aba Java, adicionar no campo “Java Classpath” o caminho para o tools.jar (separar com ponto e virgula as entradas, ou seja, sse já houver algum caminho lá, adicionar um ; e entao colocar a nova entrada).

Desse jeito eu não consegui resolver, acabou dando certo copiando o arquivo tools.jar (desse diretorio: C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_05\lib\tools.jar) e colando no lib do Tomcat (Nesse diretório: C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\lib).

Assim resolveu meu problema…

Espero que ajude alguem.

Ah… não se esquece de reiniciar o serviço do tomcat…

Opa bocabr, valeu!!!

A dica me foi útil e me economizou um tempo…

Obrigado

Opá
Funcionou certo.

Valeu pela dica.

Tb funcionou assim…

Funcionou blz aqui tb… só reiniciar o tomcat e boas…

valeu a dica!

Ótima a dica, tive este mesmo problema. Precisei reiniciar o computador após alterar a variável de ambiente e reiniciar o apache após colocar o ‘.jar’ no local indicado por ‘bocabr’.