Problemas Datatable

Bom dia galera;
Estou com a seguinte dúvida:
Tenho a seguinte estrutura e gostaria de poder alterar os dados em uma data table

	<rich:dataTable onRowMouseOver="this.style.backgroundColor='#F1F1F1'"
	         onRowMouseOut="this.style.backgroundColor='#{a4jSkin.tableBackgroundColor}'"
	         cellpadding="0" cellspacing="0" 
	         width="700" border="0" var="record" align="center" value="#{mapBean.farms}" rows="50" id="tableFarms">         
	         <rich:column>
	               <f:facet name="header">
	                     <h:outputText value="Estágio" />
	                </f:facet>
	                <h:selectOneMenu value="#{mapBean.stage}" styleClass="campo_obrigatorio_75" id="stagesList">
			      <f:selectItems value="#{mapBean.productiveStagesList}"/>
				<a4j:support event="onchange" ajaxSingle="true" actionListener="#{mapBean.updateStage}">
				      <a4j:actionparam name="yyy" value="#{record.yyy}" assignTo="#{mapBean.yyy}"/>
				      <a4j:actionparam name="xxx" value="#{record.xxx}" assignTo="#{mapBean.xxx}"/>
				</a4j:support>
			</h:selectOneMenu>
	          </rich:column>
          </rich:dataTable>

O problema é o seguinte: estou colocando um combo dentro de uma datatable e, por meio de ajax, sempre que altero o combo na tabela, altero diretamento no banda. A questão de alterar não é problema, o problema esta em trazer os valores ja selecionados do banco, que estáriam armazenados dentro da variavel record e seriam colocados no value do combo. Se fizer isso eu trago o valor do banco selecionando-o no combo, porem quando altero o mesmo, o valor do combo ná é passado de volta, pois se trata de uma variável interna do componente table.
Tipo, em record tenho a variavel record.id que traria o valor selecionado, porem quando altero o combo o novo valor nao vai para a variavel record.id novamente.
Da forma como demonstrei acima funciona, porem o combo nao vem com o valor original do banco quando carregado…
OBS…As demais variaveis passadas via ajax são apenas auxiliares…
Alguem tem alguma sugestão???
Desde já agradeço…

Alguma idéia, qualquer que seja???